Bolsista participará de projeto com linha de pesquisa principal em doenças negligenciadas, potencialmente fatais

Uma vaga de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da Fapesp, vinculada ao projeto “Vetores da doença de Chagas como potenciais transmissores de Bartonella spp”, está com inscrição aberta até 17 de julho de 2020.

As atividades do bolsista serão exercidas no Laboratório de Pesquisa Aplicada em Dermatologia e Infecções por Bartonela, situado na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O laboratório tem como principal linha de pesquisa doenças negligenciadas potencialmente fatais (bartoneloses), cuja importância científica vem crescendo nos últimos anos. O gênero Bartonella tem 45 espécies e subespécies, das quais 16 estão relacionadas a doenças em humanos. Vários artrópodes hematófagos como pulgas, piolhos, mosquitos e carrapatos já foram confirmados como vetores. As bartoneloses provocam endocardites, miocardites ou verrugas.

A equipe da pesquisa utiliza técnicas microbiológicas, imunológicas e moleculares para o desenvolvimento de seus projetos. Além da bactéria Bartonella sp., o grupo possui linhas de pesquisa em cicatrização e ensino em saúde.

Os candidatos devem encaminhar o currículo para o coordenador do projeto, o professor  Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho ([email protected]).

Mais informações sobre a vaga aqui.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da Fapesp aqui.

Compartilhe: