Com o objetivo de identificar alvos para o tratamento de doenças, projeto reúne pesquisadores da USP de São Carlos e da Unicamp no estudo do funcionamento de proteínas do tipo chaperonas

O Projeto Temático “Chaperona: Estudo da Relação entre a Estrutura dos seus Componentes e a Manutenção da Proteostase” dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp. O prazo de inscrição termina em 15 de setembro de 2019.

O projeto é conduzido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade de São Paulo (USP) e busca construir modelos para explicar o mecanismo pelo qual proteínas do tipo chaperonas moleculares humanas interagem com substratos parcialmente enovelados, auxiliando o enovelamento correto, situação presente em várias doenças. A linha de pesquisa busca também identificar alvos potenciais para intervenção terapêutica.

O bolsista participará do subprojeto “Estudo funcional celular dos oligômeros de alta massa molecular da mortalina e dos efeitos das cochaperonas mitocondriais na sua estrutura”.

O candidato deve ter doutorado em bioquímica ou áreas correlatas, obtido há menos de sete anos, além de experiência com biologia molecular e celular, purificação de proteínas, biofísica molecular, biologia estrutural e interação proteína-proteína.

É desejável experiência prática de trabalho em microscopia de fluorescência celular, RMN, microscopia eletrônica e/ou SAXS.

As inscrições devem ser feitas por meio do envio de carta de interesse, curriculum vitae e nome de três referências para o supervisor da bolsa, o professor Julio C. Borges ([email protected]).

Mais informações sobre a vaga aqui.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis aqui.

Compartilhe: