1° Congresso Virtual da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) será realizado de 25 de setembro a 2 de outubro. Abordando o tema “O laboratório clínico agregando valor na pandemia do novo coronavírus”, serão apresentadas discussões sobre os impactos da doença no setor de medicina diagnóstica.

No último dia do evento, 2 de outubro, o workshop da Controllab destacará o desempenho interlaboratorial para Covid-19 e os desafios dos laboratórios e fabricantes de reagentes. O Gestor Rafael Monsores Lopes e a Supervisora Jéssica Gomes, ambos da Gestão de Serviços do Controle de Qualidade, são os convidados para contribuir com a discussão.

Os especialistas trarão dados relevantes acerca do desempenho laboratorial no Ensaio de Proficiência para SARS-CoV-2 nos diferentes métodos reportados, extraindo informações que beneficiam as rotinas a partir da análise crítica do interlaboratorial.

O workshop é uma oportunidade para compartilhar experiências e informações observadas no Ensaio de Proficiência para o novo Coronavírus. Na primeira rodada, mais de 120 laboratórios participaram e contribuíram com dados fundamentais para demonstrar ao mercado o desempenho dos sistemas analíticos utilizados para a detecção da doença. O relatório que é resultado desta rodada será explicado pelos profissionais da Controllab, que também contemplarão os dados da avaliação seguinte.

O evento será relevante também para o esclarecimento de dúvidas sobre outras ferramentas de controle, além de oferecer orientação para a interpretação correta do relatório do interlaboratorial.

“A avaliação frente aos resultados dos demais participantes é o modelo estatístico mais adotado pelos provedores de Ensaio de Proficiência, pois apresenta um volume de resultados consistente para avaliar exatidão, permitindo ainda a comparação mercadológica e a identificação de falhas que não são percebidas por outras formas pelo laboratório”, conta a supervisora Jéssica Gomes.

“A participação no ensaio de proficiência permite realizar um acompanhamento das tendências dos processos, contribuindo para garantir a confiabilidade dos resultados. Para isso, o laboratório deve analisar criticamente os dados obtidos na comparação interlaboratorial e considerar a avaliação como uma oportunidade de adotar melhorias para o laboratório”, informa.

Para Jéssica, o desafio dos laboratórios e fabricantes no início da pandemia foi árduo, pois devido à escassez dos insumos para diagnóstico do SARS-CoV-2 se fez necessária a implantação rápida de novas metodologias para o mercado. “Com essas incorporações, o laboratório teve que programar e realizar diversas validações em curto espaço de tempo e com equipes muitas vezes reduzidas para garantir o desempenho do sistema e a confiabilidade do resultado. Estabelecer esses estudos em curto prazo, associado à alta demanda de análises e capacitação dos técnicos para os novos métodos, sem dúvidas foi e é um grande desafio ao setor”, diz.

Para saber mais sobre a iniciativa, participe do workshop da Controllab no Congresso Virtual. Será realizado no dia 2 de outubro, das 18h às 18h30, na sala 3. As inscrições para o evento podem ser feitas no site, onde também é possível consultar toda a programação.

Tags:

1° Congresso Virtual da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Controllab, desempenho interlaboratorial para Covid-19

Compartilhe: