Informe publicitário

Em 2018, houve aproximadamente 1,28 milhão de novos casos de câncer de próstata e 359 mil mortes relatadas globalmente1. Segundo tipo de tumor mais recorrente em homens no Brasil2, a doença atualmente pode ser rastreada e diagnosticada a partir de testes simples, seguros e de baixo custo

O câncer de próstata em fase inicial pode ser assintomático e a sua detecção nesse estágio com o uso combinado entre o antígeno específico da próstata total (PSA) sérico e o exame retal digital (DRE) amplia a possibilidade de detecção e possibilita melhores resultados no tratamento

Com um trabalho focado na prevenção, no diagnóstico precoce e na qualidade de vida das pessoas, a Abbott oferece um extenso portfólio de ensaios em oncologia. Nesse Novembro Azul, destacam-se os testes da plataforma Alinity i de PSA total e PSA livre como parte dos cuidados na saúde e bem-estar do homem.

O câncer de próstata em fase inicial pode ser assintomático e a sua detecção nesse estágio com o uso combinado entre o antígeno específico da próstata total (PSA) sérico e o exame retal digital (DRE) amplia a possibilidade de detecção e possibilita melhores resultados no tratamento2,3.

O ensaio Alinity i Total PSA é um imunoensaio quimioluminescente de micropartículas (CMIA) não invasivo, usado para a determinação quantitativa do PSA total (PSA livre e PSA complexado com alfa-1-antiquimotripsina) em soro humano, que serve para auxiliar o diagnóstico do câncer prostático seguindo a conduta combinada, em pacientes com mais de 50 anos. É importante colocar que a biópsia prostática é exigida para o diagnóstico da doença.

Nos casos em que já houve tratamento cirúrgico ou em homens que estão em tratamento médico, o uso do teste de PSA total para acompanhamento tem significativo valor quando há elevação persistente ou aumento dos níveis após o tratamento, sugerindo doença metastática ou recorrente.3,4

Um outro cenário aponta que aproximadamente 70% dos pacientes com valores elevados de PSA não têm câncer de próstata. A aplicação de um ensaio que mostra a porcentagem de PSA livre em relação ao PSA total ajuda a reduzir biópsias desnecessárias em pacientes em avaliação para câncer de próstata com perda mínima de sensibilidade na detecção de câncer5.

Para essa demanda, a Abbott oferece o teste Alinity i Free PSA para uso em conjunto com o ensaio Alinity i PSA Total, em homens com mais de 50 anos, que apresentam valores de PSA total entre 4 e 10 ng/mL e DRE não suspeito para câncer. A comparação entre a porcentagem de PSA livre e o PSA total ajuda a diferenciar hiperplasia benigna e câncer de próstata, apoiando médicos com uma elevada acurácia para as melhores tomadas de decisão.

Referências

1. Prostate fact sheet, Globocan 2018, International Agency for Research on Cancer, World Health Organization.

2. https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata. access by Nov 2020.

3. https://www.cancer.org/cancer/prostate-cancer/detection-diagnosis-staging/detection. html, access by Feb 2020.

4. The role of prostate specific antigen measurement in the detection and management of prostate cancer. Endocrine-related cancer. Nash, A F; Melezinek, DOI: 10.1677/erc.0.0070037.

5. Prcic A, Begic E, Hiros M. Usefulness of Total PSA Value in Prostate Diseases Diagnosis. Acta Inform Med. 2016 Jun;24(3):156-61. doi: 10.5455/aim.2016.24.156-161. Epub 2016 Jun 4. PMID: 27482127; PMCID: PMC4949038.

Registro MS: 80146502108/ 80146502110/ 80146502006. Alinity é uma marca registrada da Abbott Laboratories em diversas jurisdições. 

Tags:

Abbott, Câncer de Próstata, Novembro Azul, plataforma Alinity i, PSA livre, PSA Total

Compartilhe: