É possível também detectar se a bactéria encontrada é resistente aos principais medicamentos utilizados no tratamento, por meio da tecnologia DNA-STRIP

A Helicobacter pylori é uma bactéria encontrada no estômago, que sobrevive em um ambiente muito ácido graças a sua capacidade de converter a ureia do suco gástrico em amônia e gás carbônico, o que lhe dá energia necessária para sobreviver. Estima-se que metade da população tenha a bactéria, mas muitos convivem com ela de forma assintomática.

Esta bactéria é uma das causas mais comuns da doença gastroduodenal e é responsável por uma grande porcentagem de úlceras gástricas, gastrite e refluxo gástrico. A infecção crônica com H. pylori também é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer gástrico e do linfoma MALT (Tecido Linfoide associado a mucosa), doença maligna que pode se manifestar em cerca de um para cada 10 mil infectados.

Quando este tipo de linfoma ainda se encontra localizado no estômago, pode ser erradicado com uma combinação de antibióticos.

Diagnóstico molecular

A H. pylori pode ser identificada a partir de cultura primária ou por biópsia realizada em endoscopia digestiva alta.

Um dos métodos mais precisos é o teste molecular, em que o DNA da bactéria é extraído pela técnica de PCR, que faz a amplificação do material genético produzindo milhões de cópias até que se obtenha a quantidade suficiente de produto para análise e obtenção do resultado.

Além disso, é possível também detectar se a bactéria encontrada é resistente aos principais medicamentos utilizados no tratamento, por meio da tecnologia DNA-STRIP.

Saiba mais clicando aqui.

Tratamento

O linfoma do tipo MALT pode ser tratado com uma combinação de antibióticos e um inibidor da bomba de prótons, que reduz a produção de ácido.

Após o tratamento, os exames podem ser repetidos para avaliar com certeza se a bactéria foi completamente eliminada.

Referências:

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_docman&view=download&alias=515-a-erradicacao-do-helicobacter-pylori-v-4-n-9-2006-5&category_slug=uso-racional-medicamentos-685&Itemid=965

https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/a-bacteria-que-vive-no-estomago-artigo/

https://mobiuslife.com.br/wp-content/uploads/2018/04/hain.pdf#page=17

https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/gastrite-e-doen%C3%A7a-ulcerosa-p%C3%A9ptica/infec%C3%A7%C3%A3o-por-helicobacter-pylori

Tags:

bactéria, Helicobacter pylori, PCR

Compartilhe: