FilmArray, da bioMérieux, gera economia com segurança; abordagem sindrômica avalia em um só teste dezenas de vírus, bactérias, parasitas, fungos e genes de resistência antimicrobiana

A tecnologia já está sendo utilizada no País e foi desenvolvida pela BioFire, empresa do grupo bioMérieux

Diagnóstico preciso e rápido salva vidas, por isso o médico deve sempre saber, não apenas contar com uma suspeita clínica a respeito da causa da doença do paciente. Seguindo este conceito, a bioMérieux, líder mundial em diagnóstico in vitro, disponibiliza no Brasil a tecnologia do Diagnóstico Sindrômico com FilmArray, sistema exclusivo capaz de detectar, em apenas uma hora, dezenas de microrganismos, vírus, bactérias, fungos e protozoários, entre eles os causadores da Sepse, do H1N1 e de diversas doenças respiratórias e gastrointestinais, além de meningite.

A tecnologia já está sendo utilizada no País e foi desenvolvida pela BioFire, empresa do grupo bioMérieux. O equipamento tem aprovação dos órgãos competentes – ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Brasil, e FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos.

A abordagem sindrômica com a tecnologia FilmArray é um agrupamento amplo, baseado em sintomas, de prováveis patógenos em um único teste molecular rápido que maximiza a chance de obtenção da resposta correta em um período de tempo clinicamente relevante. A disponibilidade dos testes FilmArray leva a resultados mais rápidos melhorando a administração de antimicrobianos e antivirais, detecção e rastreabilidade de surtos e investigação de patógenos desconhecidos.

Economia e segurança

Os testes de diagnóstico tradicional fazem com que o médico escolha entre velocidade, precisão e abrangência. O FilmArray é um teste molecular abrangente que combina o melhor da velocidade, da precisão e da abrangência. Essa combinação de velocidade, precisão e painéis abrangentes pode, por fim, levar a melhores resultados clínicos e cuidados com o paciente.

Outro ponto chave é a economia de recursos gerada pela tecnologia, que envolve a diminuição na duração da estadia do paciente no hospital; internações; uso/duração de terapias; tempo de espera no departamento de emergência; morbidade e mortalidade; testes auxiliares; tempo de isolamento; radiografias de tórax; e de risco de contaminação, com a maior satisfação do paciente.

Em virtude de seus diferenciais, o Sistema FilmArray auxilia os profissionais de saúde a ministrar o tratamento mais adequado e a reduzir as estadias hospitalares dos pacientes. Com a abordagem sindrômica e a identificação rápida e precisa dos patógenos (em apenas uma hora), o médico dispõe de tempo para tomar decisões vitais para a admissão hospitalar, o isolamento, terapia antiviral ou antibiótico e testes diagnósticos adicionais.

Como funciona

O FilmArray é uma técnica de biologia molecular que consiste em uma estação de trabalho, na qual é inserido o painel – um cartucho a vácuo –, com diferentes reservatórios, onde ficam os reagentes. Nele é injetada a solução de hidratação por sistema a vácuo e depois a amostra a ser analisada.

Durante a análise, o FilmArray extrai e purifica todos os ácidos nucleicos da amostra não processada. Em seguida, realiza a técnica Multiplex PCR, em que um fragmento específico da molécula de DNA é amplificado milhares de vezes em curto espaço de tempo. Os microrganismos presentes são amplificados e a detecção é realizada utilizando a tecnologia Microarray.

Ao final, o Software FilmArray analisa e libera um relatório com os resultados da amostra. Quando o processo, que leva apenas uma hora, se completa, o software informa a presença ou ausência de cada patógeno na amostra.

Os painéis disponíveis no Brasil são os seguintes:

– FilmArray® Respiratory Panel – Detecção e identificação de 20 microrganismos, 17 vírus e 3 bactérias.

– FilmArray® Gastrointestinal Panel – Detecção e identificação de 22 microrganismos, 5 vírus, 14 bactérias e 4 protozoários.

– FilmArray® Blood Culture Identification Panel – Detecção e identificação de 27 microrganismos, 19 bactérias, 5 fungos e 3 mecanismos de resistência a antibióticos.

– FilmArray® Meningitis Panel – Detecção e identificação de 14 microrganismos, 6 bactérias, 7 vírus e 1 fungo.

Para saber mais sobre Abordagem Sindrômica com FilmArray clique aqui.

Tags:

BioFire, bioMérieux, Diagnóstico Sindrômico com FilmArray, teste molecular rápido

Compartilhe: