Sistema FilmArray®, da bioMérieux, reduz o tempo de internação, elimina o uso inapropriado de antibióticos e apoia o gerenciamento do paciente

O FilmArray GI Panel é um teste abrangente e tem aprovação dos órgãos competentes

A bioMérieux, líder mundial em diagnóstico in vitro, disponibiliza no Brasil o exclusivo sistema FilmArray, capaz de detectar a partir de painéis específicos, em apenas uma hora, dezenas de microrganismos, entre eles, vírus, bactérias e protozoários. O FilmArray Gastrointestinal Panel possui 22 targets, incluindo Salmonela e Norovírus, e é preparado diretamente das fezes.

O FilmArray GI Panel é um teste abrangente e tem aprovação dos órgãos competentes – ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Brasil, e FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos, e foi desenvolvido pela BioFire, empresa do grupo bioMérieux.

Como funciona

O FilmArray é uma técnica de biologia molecular que consiste em uma estação de trabalho, na qual é inserido o painel – um cartucho a vácuo –, com diferentes reservatórios, onde ficam os reagentes. Nele é injetada a solução de hidratação por sistema a vácuo e depois a amostra a ser analisada. O sistema faz o resto.

Durante a análise, o FilmArray extrai e purifica todos os ácidos nucleicos da amostra não processada. Em seguida, realiza a técnica Multiplex PCR, em que um fragmento específico da molécula de DNA é amplificado milhares de vezes em curto espaço de tempo. Os microrganismos presentes são amplificados e a detecção é realizada utilizando a tecnologia Microarray.

Ao final, o Software FilmArray analisa e libera um relatório com os resultados da amostra. Quando o processo, que leva apenas uma hora, se completa, o software informa a presença ou ausência de cada patógeno na amostra.

Na opinião do Dr. Antonio Carlos Pignatari, Diretor do Laboratório Especial de Microbiologia Clínica da Universidade Federal de São Paulo, é importante esse tipo de diagnóstico cada vez mais rápido, em conjunto com medidas adequadas de isolamento, em situações especiais que envolvem idosos, crianças pequenas e pacientes que vieram de outras regiões com quadro de diarreia importante ou que tenham hipotensão e vão para UTI.

‟Solicitando o Painel, eu tenho uma cobertura maior dos agentes, ressaltando as doenças parasitárias que muitas vezes são causadoras de infecções importantes que passam desapercebidas ou o médico trata empiricamente, o que muitas vezes tem um custo maior e com efeito colateral de toxicidade”, afirma o infectologista.

A abordagem sindrômica com a tecnologia FilmArray é um agrupamento amplo, baseado em sintomas, de prováveis patógenos em um único teste molecular rápido que maximiza a chance de obtenção da resposta correta em um período de tempo clinicamente relevante. A disponibilidade dos testes FilmArray leva à melhoria nos resultados clínicos para pacientes, na administração de antimicrobianos, detecção e rastreabilidade de surtos e investigação de patógenos desconhecidos.

Tags:

biologia molecular, bioMérieux, FilmArray Gastrointestinal Panel

Compartilhe: