Os programas de EP seguem os critérios da ABNT NBR ISO/IEC 17043 e a Controllab é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre/Inmetro)

Os resultados de coagulação sofrem grande influência das variáveis pré-analíticas, principalmente da coleta do sangue, seguida do tempo entre a coleta e a realização do exame. Ter um controle de qualidade laboratorial adequado é fundamental para liberar resultados com a maior confiabilidade possível.

O Ensaio de Proficiência (EP) e o Controle Interno (CI) têm funções complementares; juntos, têm o propósito central de identificar a presença de possíveis erros analíticos, possibilitando ao laboratório a implantação de ações para eliminar as causas dos mesmos. O ensaio de proficiência realiza um acompanhamento das tendências dos processos (inexatidão), comumente relacionadas a características de linearidade, especificidade, sensibilidade, interferentes e calibração.

O controle interno é realizado em conjunto com a rotina de análise de amostras dos pacientes, para validar os resultados produzidos após identificar que o sistema analítico está operando dentro dos limites de tolerância pré-definidos, especialmente a precisão do processo (reprodutibilidade).

Esses benefícios são proporcionados nos programas de controle da qualidade laboratorial da Controllab. Entre eles, destaca-se a coagulação. São controles com uma extensa abrangência analítica, conforme pode ser consultado na descrição dos programas.

Os programas de EP seguem os critérios da ABNT NBR ISO/IEC 17043 e a Controllab é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre/Inmetro), sob o n.º PEP 0003, de acordo com o escopo publicado aqui.

Os programas de CI da Controllab são considerados controles de terceira opinião. Os materiais possuem valoração interlaboratorial em diferentes sistemas e proporcionam ao laboratório detectar variações mais sensíveis, que não são percebidas nos controles dos fabricantes do sistema analítico.

Informações detalhadas da composição desses programas estão disponíveis na página do provedor.

Tags:

Coagulação, Controle Interno, Controllab, Ensaio de Proficiência

Compartilhe: