O Hospital Sírio-Libanês começou a operar seu próprio Laboratório de Análises Clínicas em novembro, com um parque tecnológico entre os mais avançados da América Latina. Ele se destaca pelo alto nível de automação integrado a sistemas inteligentes, desenvolvido para eliminar etapas de intervenções manuais, comumente encontradas na maioria dos laboratórios.
O novo parque laboratorial ocupa cerca de 1.100 metros quadrados, na capital paulista, e recebeu um investimento de 20 milhões de reais.
Dentre as inovações, destaca-se o Tempus 600, um sistema inovador de transporte pneumático desenvolvido pela Sarstedt, que conecta as amostras do Pronto Atendimento e do Centro Cirúrgico ao laboratório do hospital, fazendo com que cheguem ao laboratório, entre 10 e 25 segundos, respectivamente, permitindo análises quase imediatas. “Parceiras como essa nos ajudam a trazer um serviço de excelência em medicina diagnóstica de forma mais assertiva e integrada com nossas áreas assistenciais”, diz Dr. Cesar Nomura, diretor de Medicina Diagnóstica do Hospital Sírio-Libanês.
Sírio-Libanês acelera diagnósticos com nova tecnologia
Integração do sistema de transporte com a esteira de urgência que conecta o ponto de coleta às máquinas de análises do laboratório do Hospital Sírio-Libanês é inédita na América Latina. As amostras são transportadas automaticamente e processadas com o mínimo de intervenção humana, minimizando o risco de erros, permitindo decisões médicas mais rápidas e assertivas, especialmente em casos de urgência como os atendidos no Centro Cirúrgico.
O novo sistema também contribui para a melhoria do fluxo de pacientes no Pronto Atendimento, que costuma ter uma grande rotatividade. Com resultados mais rápidos, é possível otimizar a gestão dos pacientes e oferecer um atendimento eficiente.
O investimento em tecnologia do Sírio-Libanês demonstra o compromisso do hospital com a inovação e segurança do paciente. A automação do laboratório é mais um passo importante nesse sentido. A sinergia do uso de produtos como os tubos de coleta S-monovette® e o sistema de transporte Tempus 600 da Sarstedt garantem segurança, agilidade e qualidade no processo analítico.