Custom Vector Onboarding by Twist Bioscience

Por: Roberta A. Campos PhD – Product Manager at Molecular Biotecnologia

As empresas são o resultado de pessoas e, como tal, para que as metas, objetivos e resultados sejam plenamente alcançados é muito importante que haja sempre o que chamamos de sinergia empresarial. Não viemos falar sobre sinergia interna que toda a empresa deveria ter, e sim falar de um caso de sucesso de sinergia entre empresas distintas em prol da pesquisa do Brasil, sobre uma união de pessoas colaborando, cada uma dentro da sua empresa, agindo para fazer a diferença e colhendo bons frutos. Assim como na analogia de darmos as mãos para construir algo em comum, aqui nós damos as mãos para impulsionar a pesquisa.

Caso de Sucesso: Biolinker x Twist Bioscience x Molecular Biotecnologia

Biolinker é uma startup líder brasileira em de biotecnologia focada em síntese proteica sem células (CFPS) e purificação de proteínas à base de aptameros. A BioLinker está incubada no CIETEC/USP em São Paulo e foi nomeada como uma das as 500 melhores startups de base tecnológica do o mundo no desafio global: Hello Tomorrow, 2019 entre mais de 4.500 aplicações de 119 países.

Twist Bioscience é uma empresa americana fundada em 2013 sediada em São Francisco, Califórnia (EUA), foi IPO em 2018 na bolsa de NYC. A Twist trabalha em diversas áreas como medicina, agricultura, biologia sintética, diagnóstico e com armazenamento de dados, usando ferramentas de DNA sintético, os clientes estão desenvolvendo maneiras de melhorar vidas e melhorar a sustentabilidade do planeta, acelerando o sucesso do cliente. Possui uma nova plataforma revolucionária de síntese de DNA silicon-based, com conferência por NGS, com a menor taxa de erro de síntese do mercado 1:2000pb. A inovadora plataforma de síntese permite a produção de DNA sintético em alta escala, com maior qualidade, com custo/benefício mais atrativo do mercado NGS. #WeMakeDNA

Molecular Biotecnologia, com sede em Belo Horizonte, foi constituída em 2010 e se consolidou como uma das marcas renomadas em todo território brasileiro. Desde então, a empresa ganhou reconhecimento por oferecer produtos de alta qualidade e inovações tecnológicas. Continuamos a cada ano a conquistar maior participação no mercado e mantendo o apoio em diversos projetos de pesquisas. Esta conquista se deve a cada novo cliente parceiro deste projeto inovador para continuar oferecendo produtos de alta qualidade e tecnologia nas diversas áreas da pesquisa em todo o Brasil.

A sinergia: colhendo bons frutos

Sinergia empresarial

I Workshop da Twist Bioscience #WeMakeDNA – uma parceria com a Biolinker e Molecular Biotecnologia – ocorreu dia 29 de julho de 2019 com a participação de mais de 40 cientistas, startups e experts em NGS na divulgação de saber. Aconteceu no Vagão de Inovação, situado na cidade universitária da USP, no IPEN/CIETEC. O evento foi gratuito. Teve como programação: construção de vetores, DNA, RNA, genes, NGS, bibliotecas genéticas, biologia sintética e Cell-free.

A construção do vector onboarding é resultado de parcerias e sinergia entre três empresas. Esse novo vetor customizado que leva o nome “pBiolinker”, agora é de propriedade da Startup BioLinker. Ele foi desenhado e construído em tempo recorde, do design até a entrega do vetor foi um total de 45 dias. A customização de um vetor permite ao cliente total propriedade sobre qualquer produto clonado, quando comparado ao uso de um vetor comercial, tem essa grande vantagem de aplicação como produto exclusivo no mercado, neste caso, biologia sintética, para incorporar genes com as características desejadas.

O que é um vetor onboarding?

Os vetores e/ou plasmídeos podem ser modificados para carregar novos genes. No caso de um plasmídeo bacteriano, ele possui a capacidade de inserir um fragmento de DNA externo ao seu próprio genoma. Essa técnica consiste na formação de DNA recombinante. A partir do DNA recombinante, os plasmídeos são usados para multiplicar ou expressar genes de interesse. Outro uso importante é a produção de grandes quantidades de proteínas. Neste caso, cultivam-se as bactérias que contêm plasmídeos, onde são inseridos os genes que codificam a proteína que se pretende produzir.

Para que serve um vetor customizado?

Custom Vetor Onboarding pBiolinker design

– Estudo e produção de biomoléculas sintéticas

– Estudo e produção de fármacos com proteínas sintéticas

– Estudos de biologia sintética com células do tipo cell-free

– Estudos com células-tronco

– Ensaios repórter na agricultura com plantas e/ou insetos

– Ensaios de biocontrole para agronegócios

– Estudos de bioengenharia

– Estudos de evolução dirigida

– Construção de Bibliotecas

– Pedidos de patentes

Conclusão: o pesquisador precisa estabelecer mais parcerias

Em tempo de escassez e falta de incentivos para a pesquisa no Brasil a união faz a força é mais do que uma ação necessária, é uma estratégia de mercado que conecta a sua empresa a diversas outras, formando uma rede de colaboração e vantagem mútua. Conduzir os negócios sob a regências de valores como esse, faz toda a diferença tanto para um pesquisador, uma startup ou de uma empresa privada nesse mercado competitivo que é a biologia sintética.

Agradecimentos: Mona Oliveira, Chief Science Officer at BioLinker; Santiago Salas, LATAM Distribution Manager at Twist Bioscience; Sam Shen, Support Specialist at Twist Bioscience.

Tags:

Biolinker, Molecular Biotecnologia, pesquisa do Brasil, sinergia empresarial, Twist Bioscience, vector onboarding

Compartilhe: