Os produtos desenvolvidos pela empresa representam uma evolução para a área de diagnóstico laboratorial

De 25 a 28 de setembro, acontece o 52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (CBPC/ML), em Florianópolis, e a Siemens Healthineers apresentará as novidades tecnológicas na área de medicina laboratorial, que beneficiam os profissionais de saúde e pacientes com resultados mais rápidos e precisos.

O grande destaque da empresa é o Atellica® Solution, que foi desenvolvido para atender as necessidades do mercado e permite maior controle, fluxos de trabalho simplificados e melhores resultados para todos os formatos de laboratórios. Capaz de operar mais de 30 tipos diferentes de recipientes de amostras, a plataforma utiliza um sistema de multi-câmeras, que possibilita o controle individual de cada uma delas. As amostras de urgência são identificadas, separadas e priorizadas por meio de um software inteligente. A velocidade também é um grande diferencial: com o Atellica Magline®, uma esteira desenvolvida exclusivamente pela companhia, o transporte dos tubos ocorre 10 vezes mais rápido do que os sistemas de esteira já existentes no mercado. Todas essas características proporcionam um aumento de produtividade e, consequentemente, ganho para o cliente.

A novidade também permite um aumento na flexibilidade durante o planejamento para atender a demanda de um determinado laboratório: são possíveis até 10 módulos para serem combinados em mais de 300 configurações e assim se adaptarem a qualquer ambiente laboratorial. Conectado ao Aptio®Automation, uma esteira capaz de otimizar todo o processo das amostras, o sistema será capaz de integrar em um único fluxo as demais especialidades do laboratório como Hematologia, Hemostasia, entre outros, fornecendo uma solução multidisciplinar utilizando o conceito de Automação Total .

Na área de urinálise, o destaque é o Atellica® 1500. A solução tem como grande benefício a realização automática e totalmente digital da análise química e de sedimentos da urina. Por meio de um sistema totalmente automatizado é possível fazer a detecção precoce de diversas patologias, entre elas, infecções urinárias e doenças renais crônicas. Além disso, ocorre a maior precisão na leitura das tiras devido ao grande diferencial com o uso de uma câmera e a leitura de sedimento com microscopia ambos utilizando tecnologia digital.

Na área de gasometria, o portfólio fica completo para ajudar na tomada de decisões mais rápidas e assertivas

Os testes estão cada vez mais customizados e baseados nas necessidades individuais de cada instituição. Soluções de bancada ou aplicações para laboratório central e testes portáteis são desenvolvidos para melhorar a eficiência de todo o processo. O sistema de análise sanguínea epoc® chegou para completar o portfólio de gasometria da companhia, que já possui uma tradição de 50 anos no mercado com equipamentos de ponta como o handheld, por exemplo. Trata-se de uma solução portátil wireless capaz de oferecer resultados de gasometria, eletrólitos e metabólitos ao lado do paciente em 40 segundos, característica fundamental quando se trata de ambiente de cuidados críticos, como emergências e centros cirúrgicos.

O Rapid Point 500 é outro importante produto do portfólio de gasometria, voltado para atender os desafios de configurações das áreas de cuidado crítico. O sistema fornece resultados rápidos, precisos e abrangentes da análise de gases do sangue em 60 segundos. Além disso, o aparelho é fácil de usar e necessita de pouco manuseio como as trocas de cartucho, por exemplo, que necessitam do operador.

Digitalizando a saúde

“A digitalização, o uso da IA e da tecnologia de ponta tem feito parte da área da saúde e elevado a medicina para outro patamar muito avançado e personalizado. Nós, da Siemens Healthineers fazemos parte dessa transformação e queremos que essas conquistas estejam cada vez mais acessíveis à sociedade como um todo”, explica Armando Lopes, Diretor Geral da Siemens Healthineers no Brasil.

Para o segmento de TI para laboratórios, a Siemens Healthineers apresenta durante o Congresso plataformas digitais que agregam mais valor à gestão laboratorial. O POCcelerator  é uma aplicação que permite integrar dados de mais de 160 analisadores de Point of Care de diferentes fabricantes, otimizando as operações. Com o uso de celular, tablet ou notebook é possível gerenciar a base instalada de equipamentos POC, mesmo estando em diferentes sites e coordenar resultados de pacientes, operadores, reagentes e controle de qualidade.

O Atellica Inventory Manager é um software que foi desenvolvido para controlar o estoque de reagentes em tempo real, utilizando a tecnologia de radiofrequência (RFID) e assim proporcionar redução de custos porque evita desperdícios e reduz o tempo que antes era utilizado com contagem manual de estoques. O sistema permite que o profissional tenha informações mais assertivas sobre os insumos em estoque, como quantidades e datas de validade, evitando compras de reagentes desnecessárias ou em situações emergenciais.

Já o Atellica Process Manager e o Atellica Data Manager* são sistemas inteligentes que: no primeiro permite relatórios e informações dos equipamentos em tempo real com a visão completa de todo o processo produtivo do laboratório; e no segundo a gestão de dados com a entrega precisa de resultados e aumento da produtividade com ferramentas de controle de qualidade e auto verificação de resultados.

“O segmento de diagnóstico, que envolve soluções desde os softwares inteligentes até os equipamentos complexos e automatizados dos laboratórios, como o Atellica Solution, nunca ocupou um papel tão marcante, interativo e participativo na jornada do paciente como estamos testemunhando nesse momento. Estamos felizes em fazer parte dessa história” conclui Armando.

Tags:

52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Atellica® Solution, Siemens Healthineers

Compartilhe: