O ECO F FOB da ECO Diagnóstica é um teste imunoquímico fecal (FIT) para detecção e quantificação de hemoglobina (Hb) em amostras fecais.

Cânceres colorretais são tumores que acometem o intestino grosso. Uma característica importante desse tumor é que a maioria tem origem em pólipos e podem levar muitos anos para se tornarem malignos. Isso permite que os pólipos possam ser identificados e retirados antes de se transformarem em tumores.

O exame de FOB (sangue oculto) é importante no caso do diagnóstico e tratamento de muitas doenças, incluindo ulceração gástrica, câncer do trato digestivo e sobretudo é um guia muito útil para tratamento médico, uma vez que um resultado FOB positivo aparece em cerca de 50-70% dos pacientes com úlcera gástrica e mais de 80% dos pacientes com câncer colorretal.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil estimam-se 17.380 casos novos de câncer colorretal em homens e 18.980 em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 16,83 casos novos a cada 100 mil homens e 17,90 para cada 100 mil mulheres. É o terceiro mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres.

O câncer colorretal é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Uma maneira de prevenir o aparecimento é pela detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.

O ECO F FOB da ECO Diagnóstica é um teste imunoquímico fecal (FIT) para detecção e quantificação de hemoglobina (Hb) em amostras fecais. Além das vantagens dos testes qualitativos, o teste FIT quantitativo oferece resultado numérico da concentração de Hb de forma automatizada.

Importância do resultado quantitativo

Uma das vantagens clinicamente relevantes é a possibilidade de ajustar o cut-off de acordo com o estudo modal da população. Isto significa que a sensibilidade analítica do teste pode ser ajustada de acordo com os critérios de triagem, diretrizes nacionais ou requisitos locais (estudos, recursos disponíveis, bem como idade e sexo). O objetivo com a escolha de um cut-off é fornecer uma taxa adequada com compensação aceitável entre a taxa de detecção e as colonoscopias desnecessárias realizadas.

Outra vantagem, é a possibilidade de acompanhamento e triagem do paciente com base no conhecimento da concentração e variação do sangramento oculto.

As concentrações fecais de Hb não são comparáveis ​​entre homens e mulheres de diferentes idades (figura 1). Estratégias mais adaptadas para programas de rastreamento são necessárias e é possível que diferentes cut-off sejam apropriados para grupos específicos de indivíduos.

Figura 1

Padrões e taxas de sangramento irregulares podem causar concentrações variadas de Hb fecal. Existe o risco de resultado divergente quando utilizado um teste qualitativo e a concentração média de Hb nas fezes é muito variável e/ou próxima da concentração de corte do teste qualitativo. O teste quantitativo esclarece a situação de maneira significativa, eliminando, resultados divergentes.

O ECO F FOB possui detecção de Hb nas fezes em concentrações mais baixas do que dos testes qualitativos e, portanto, aumenta a sensibilidade clínica detectando lesões pequenas ou intermitentes. O ECO F FOB possui taxa de medição de 25 – 1.000ng/mL (5 – 200ug Hb/g fezes) e libera o resultado em apenas 5 minutos.

Para mais informações:  (31) 3653-2025 ou [email protected]

Fontes:

http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/sintese-de-resultados-comentarios.asp.

https://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-colorretal.

The Value of Immunochemical Faecal Occult Blood tests in Clinical Us.

 

Tags:

câncer colorretal, ECO Diagnóstica, ECO F FOB, exame de FOB (sangue oculto), teste imunoquímico fecal

Compartilhe: