01 de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a Aids
Há mais de 30 anos, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids, com o intuito de unir forças ao redor do mundo sobre a conscientização da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
Apesar dos avanços nos esquemas de tratamento e diagnóstico da Aids, ela continua sendo um dos maiores problemas da saúde pública mundial, sendo a responsável por 770 mil óbitos devido a complicações da doença só em 2018.
A tuberculose está entre as principais causas de morte entre as pessoas vivendo com HIV, sendo responsável por uma em cada três mortes relacionadas a Aids. Estima-se que 49% das pessoas que vivem com HIV e tuberculose desconhecem seu estado de coinfecção e, portanto, não estão recebendo os cuidados necessários.
– Uma pessoa com infecção latente da tuberculose não tratada e com infecção por HIV tem maior probabilidade de desenvolver TB ativa durante a vida em comparação à pessoas não infectadas pelo HIV
– Entre as pessoas com TB latente, a infecção por HIV é o fator de risco mais forte para progressão para TB doença
Em 2018, as recomendações da OMS incluíram a testagem sistemática da tuberculose latente e o tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV. Estudos indicam que o QuantiFERON-TB Gold Plus (QFT-Plus), teste IGRA líder de mercado, permite a detecção acurada da infecção latente por TB em pacientes imunocomprometidos.
O QuantiFERON-TB Gold Plus é um teste laboratorial que analisa a resposta do sistema imune ao Mycobacterium tuberculosis (bacilo da tuberculose – MTB) através da produção de interferon-gama pelas das células T CD4 e T CD8 em resposta a proteínas de antígeno específicas do MTB. Mesmo em alguns cenários onde a resposta por células T CD4 podem estar suprimidas nos pacientes HIV, o QFT-Plus permite a identificação da tuberculose latente por prover informações mais completas sobre a resposta imune do paciente através da quantificação de interferon-gama produzido pelas células T CD8.
O teste QuantiFERON-TB Gold Plus foi recentemente incorporado ao SUS1 como um aliado no cuidado do paciente HIV.
Saiba mais sobre o teste QuantiFERON-TB Gold Plus clicando aqui.
O teste QuantiFERON-TB Gold Plus destina-se para diagnóstico in vitro e está registrado na Anvisa:
QuantiFERON Plus Tubes: Registro na Anvisa 10322250068
QuantiFERON TB Gold Plus: 10322250071
Referência:
Mais informações:
QIAGEN Brasil
[email protected]