O laboratório recebe os frascos a partir dos microrganismos selecionados

Microrganismos liofilizados e certificado enviados no Programa Cepas Controle

Com o lançamento do Programa Cepas Controle, a Controllab oferece a seus clientes um programa que permite ao laboratório ter mais tempo para se dedicar às análises dos exames, com um processo de controle interno mais prático, com uso reduzido de recursos da infraestrutura.

O laboratório recebe da Controllab as cepas na quantidade e no tempo que necessitar, a partir dos microrganismos selecionados. A manutenção é feita pela Controllab, o que substitui os repiques da rotina, e o laboratório recebe os frascos acompanhados dos certificados da cepa selecionada.

De sete passos necessários na rotina para produzir os repiques, o cliente do Programa Cepas Controle executa apenas três no laboratório: reconstituição do inóculo, semeadura e incubação. As etapas relacionadas à manutenção – crioproteção, esterilização de frascos, liofilização e o congelamento para conservação  – são realizadas pela Controllab.

Juliana Barroso, analista da Gestão de Serviços da Controllab, lembra como é dispendioso para um laboratório fazer a manutenção das cepas adquiridas. “Essa manutenção é trabalhosa, é preciso garantir estabilidade, rastreabilidade, documentar. Há de se investir em estrutura para, por exemplo, congelar as cepas”, explica ela. “Com o Programa Cepas Controle, basta reconstituir a cepa entregue pela Controllab e usar na rotina”, explica Juliana Barroso. “A Controllab fornece aos laboratórios a manutenção dos microrganismos, garante que o material é homogêneo, estável e disponibiliza todos os documentos que comprovam a rastreabilidade para o cliente. Tudo de pronta-entrega, sem o laboratório ter que aguardar semanas para iniciar a utilização”, completa ela.

Para se ter uma ideia da economia de custos – além do ganho de tempo –  ao inscrever-se no Programa Cepas Controle, pense nos recursos para fazer repiques na rotina. O laboratório precisa, por exemplo, dispor de freezer, estabilizadores e ter um espaço maior de armazenagem. Necessita de mais insumos para realizar os testes que garantam a qualidade dos repiques e tempo para registrar essas análises. Com a manutenção feita pela Controllab, precisa apenas ter espaço para armazenar na geladeira as cepas enviadas.

A Controllab fornece a quantidade de cepas que o laboratório precisa no tempo que for necessário. “A gente não estabelece o que ele tem de usar. Somos nós que nos adequamos à rotina do cliente e não o contrário. São cepas entregues para controle diário, semanal, como o laboratório preferir e já estiver acostumado ao uso na rotina”, diz a analista da Controllab.

Os clientes recebem a maioria das cepas de 1ª geração, ou, no máximo até a 3ª geração. Essa definição das gerações contempladas no programa evita alterações fenotípicas e mutações que possam impactar os resultados obtidos nas análises. É um compromisso que permite aos laboratórios atenderem às diversas normativas para os processos de acreditações laboratoriais e órgãos regulamentadores da área microbiológica (análises clínicas, farmacêutica, veterinária etc.). Confira as cepas disponíveis clicando aqui.

Licenciamento PHE para a Controllab

Cepas de referência autenticadas são extremamente importantes para o controle de exames. Ao aderir ao Programa Cepas Controle, o laboratório tem acesso a um serviço com padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente com a parceria da Controllab e PHE – Public Health England.

A PHE é guardiã de quatro coleções exclusivas, que consistem em linhagens de células autenticamente preservadas e cepas microbianas de procedência conhecida. Entre as coleções, a NCTC (National Collection of Type Cultures) é a mais antiga da sua categoria – fundada em 1920 – e reúne cepas registradas no Centro Mundial de Dados para Microrganismos (WDCM).

Ser licenciada PHE é mais um reconhecimento da competência técnica da Controllab, que possui soluções completas e integradas no mais amplo portfólio para Controle de Qualidade – são mais de 2.500 ensaios. A empresa conta com o apoio exclusivo de importantes sociedades científicas e o reconhecimento das principais normas relacionadas à atuação: ISO 9001, 17025, 17034 e 17043.

Para ter mais informações sobre como participar do Programa Cepas Controle, entre em contato com a Controllab: [email protected] ou (21) 3891-9900.

Tags:

controle de qualidade, Controllab, Programa Cepas Controle

Compartilhe: