Para aqueles que tiverem interesse, o ITCBio está aberto desde que sejam projetos de pesquisa que possam promover o desenvolvimento social e econômico

Com o intuito de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do país, o Instituto Tecnológico das Cadeias Biossustentáveis (ITCBio) busca projetos voltados à bioeconomia com ênfase nas áreas de Saúde, Biologia, Meio Ambiente e Ciências Humanas, apoiando e contribuindo com diversos setores como indústria e comércio, capacitação profissional, tecnologia, saúde e meio ambiente. Qualificado como Organização Social (OS), o ITCBio foi fundado em maio de 2016 por pesquisadores que já tinham envolvimento com pesquisas e extensão, entretanto restritos ao meio acadêmico. Com a organização, o grupo pode definir com mais clareza suas metas e formas de atuação com o objetivo de causar impacto direto na sociedade. Hoje, seu principal objetivo é articular ações entre a cadeia tecnológica, caracterizada por universidades e institutos, e a sociedade, definida por empresas ou associações comunitárias.

Aplicações práticas

Hoje, o ITCBio é provedor de soluções tecnológicas do BNDES, do Instituto Senai Inovação – ISI Biomassa e oferece desenvolvimento de ensaios, bioprospecção, pesquisa de novos bioativos de origem vegetal, microbiana e animal, produção, desenvolvimento e beneficiamento de novos produtos tecnológicos, medicamentos, inclusive fitoterápicos, kits de diagnósticos e outros bioprodutos e insumos ambientais. Uma das possíveis aplicações é o desenvolvimento de novos produtos advindos da biodiversidade brasileira para fins terapêuticos ou para serem utilizados por empresas do setor de cosméticos, alimentício, agronômico, entre outros de qualquer porte.

Atualmente o Instituto acumula parcerias tecnológicas de peso. Estão nessa lista a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, RedesFito – FioCruz, Secretaria do Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA),  Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS), Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe, Instituto Senai Inovação – Biomassa, Sebrae- PE, Natura Cosméticos, Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Instituto Federal de Pernambuco -IFPE, Instituto Nacional do Semiárido – INSA, entre outros.

Para aqueles que tiverem interesse em novos negócios ou potencializar os já existentes, tanto nacionais quanto internacionais, o ITCBio está aberto desde que sejam projetos de pesquisa que possam promover o desenvolvimento social e econômico.

ITCBio:
Administrativo (81) 99633-1380
[email protected]

Tags:

bioeconomia, Instituto Tecnológico das Cadeias Biossustentáveis (ITCBio)

Compartilhe: