Os últimos meses têm mostrado um cenário mundial turbulento devido à pandemia do novo coronavírus. Acrescentando às empresas o desafio de proteger os seus profissionais – em alguns casos afastando-os do ambiente de trabalho – sem comprometer a credibilidade e a qualidade do serviço

A redução ou adequação de equipes para adaptação ao cenário de pandemia não pode afetar a qualidade e a reputação do laboratório

Nos laboratórios, gestores de várias instituições se deparam com esse desafio frente à importante contribuição do diagnóstico correto e preciso para decisões rápidas e eficientes. Em paralelo ao cenário de pandemia, doenças crônicas requerem um controle assertivo para evitar agravamentos decorrentes da Covid-19. Também outras enfermidades que acometem a população necessitam de diagnóstico e acompanhamento adequado e com qualidade.

A situação exige processos bem administrados em prol da segurança do paciente, mesmo com todos os esforços voltados à Covid-19. A gestão do controle de qualidade do laboratório precisa atuar de forma abrangente para apoiar o corpo clínico com informações confiáveis, para que esses médicos possam suprir as atenções do momento.

A redução ou adequação de equipes para adaptação ao cenário de pandemia não pode afetar a qualidade e a reputação do laboratório, que precisam ser resguardadas nesse período de introdução de vários fatores conturbadores em contrapartida com a evidência diagnóstica. Um dos principais canais de auxílio aos laboratórios para se manterem sustentáveis é o controle de qualidade, fundamental para a redução de erros na fase analítica do processo laboratorial e custos nas repetições.

O controle de qualidade se faz essencial como aliado do laboratório para superar os desafios resultantes do panorama atual

Vale ressaltar que, se o paciente tiver alguma enfermidade e esta não for detectada, não receberá o tratamento adequado. Em contrapartida, se o paciente for diagnosticado com falsos positivos poderá fazer uso de recursos preciosos do atualmente sobrecarregado sistema da saúde. Adicionando ainda os outros inconvenientes decorrentes do fator psicológico, preocupação da família etc.

Nessa troca de informações globalizada, em que o bem-estar e o cuidado do cidadão são os assuntos de maior relevância dos noticiários, os laboratórios que continuarem comprometidos com a credibilidade e a qualidade dos seus laudos fornecerão evidências concretas aos médicos e pacientes da sua atuação como um dos pilares fundamentais de apoio ao diagnóstico.

Estabelecendo essa relação de confiança, o laboratório conseguirá permanecer relevante durante e após o cenário de pandemia. O controle de qualidade se faz essencial como aliado do laboratório para superar os desafios resultantes do panorama atual.

Tags:

controle de qualidade, covid-19

Compartilhe: