Nova tecnologia é até 37 minutos mais rápida que o padrão atual e pode fazer a diferença em exames de urgência e emergência

O novo Tubo BD Vacutainer® Barricor™ elimina a etapa de retração de coágulo fornecendo amostras de plasma de alta qualidade clínica

Uma nova tecnologia para tubos de coleta de sangue, que reduz o tempo de diagnóstico para até 3 minutos, acaba de chegar ao mercado brasileiro. Fabricado pela empresa americana BD e já disponível na Europa, o novo Tubo BD Vacutainer® Barricor elimina a etapa de retração de coágulo fornecendo amostras de plasma de alta qualidade clínica. Este diagnóstico mais ágil pode ser especialmente importante em ambientes de decisão clínica rápida, como emergências e urgências. Assim, dependendo das condições de centrifugação (Força G) da instituição, o que antes levava até 40 minutos agora pode levar apenas 3.

Além da redução do tempo, a nova tecnologia permitirá uma amostra mais estável. Isso porque o tubo conta com um separador mecânico que permite coletar, separar, transportar e processar amostras de sangue venoso para obter um plasma mais limpo e de alta qualidade, com redução do conteúdo celular na comparação com tubos de gel de plasma. Esses fatores, juntamente com uma maior estabilidade da amostra, podem melhorar significativamente o fluxo de trabalho e a eficiência do processo em relação aos métodos atuais.

Além da redução do tempo, a nova tecnologia permitirá uma amostra mais estável

O separador BD Barricor permanece aberto durante toda a centrifugação, permitindo a passagem de mais células. Por isso, a amostra apresenta até 65% menos plaquetas do que os tubos de gel de plasma, o que também reduz as chances de erro e de refação do exame devido à contaminação.

Em casos de exames para monitoramento de medicamentos terapêuticos – comumente usados para ajudar os médicos a monitorar e a manter os níveis de medicação dentro da janela terapêutica – o lançamento proporcionará uma economia ao hospital, uma vez que reduzirá o número de tubos utilizados e, consequentemente, a quantidade de sangue coletada.

“Tecnologias como esta mostram a preocupação da companhia em ajudar os clientes a solucionar os desafios do dia a dia, levando maior eficiência e gerando resultados mais acurados e tratamentos mais assertivos aos pacientes”, explica Afonso Simões, Gerente de Produto da BD.

Tags:

BD, Tubo BD Vacutainer® Barricor™, tubos de coleta de sangue

Compartilhe: