A pneumonia é a maior causa infecciosa de morte em crianças em todo o mundo, mas também provoca doenças leves e fatais em pessoas de todas as idades. A fim de conscientizar a sociedade sobre os perigos da enfermidade, considerada um problema de saúde pública, a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs o Dia Mundial da Pneumonia (12 de novembro), em que eventos sobre o tema são realizados em vários países.

Ainda que os medicamentos disponíveis sejam em geral eficazes, ainda há muitos desafios em termos de prevenção, diagnóstico e acesso a tratamentos de qualidade, além do combate ao uso generalizado de antibióticos.

Esses são alguns dos assuntos do webinar gratuito “Pneumonia – Desafios de Diagnóstico, Tratamento e Administração”, que será realizado pela Sociedade Britânica de Quimioterapia Antimicrobiana (BSAC), com o apoio da bioMérieux, no dia 12 de novembro de 2020, das 13h30 às 15h (horário de Brasília).

Clique aqui e inscreva-se no webinar, que será ministrado em inglês.

Tecnologia que salva vidas

Um avanço importante para o diagnóstico rápido e preciso são os testes sindrômicos, que identificam um grupamento de microrganismos e apoiam a equipe médica nas decisões de isolamento e tratamento dos pacientes.

“Um exemplo dessa tecnologia inovadora é o sistema FilmArray, da bioMérieux, que diagnostica 22 patógenos e é um aliado no combate à pneumonia e também à resistência aos antibióticos, considerada pela ONU uma das dez prioridades na saúde da humanidade”, diz o Gerente Médico da bioMérieux Brasil, Bernardo Barros.

‟No tratamento de doenças infecciosas há um conceito importante: quanto maior a demora, piores os resultados tanto para o paciente, quanto para o sistema de saúde, na forma de aumento na mortalidade, no tempo de internação e nos gastos com exames e tratamentos”, afirma o especialista.

‟No caso da pneumonia, fica fácil enxergar a vantagem do diagnóstico sindrômico quando entendemos o que ele faz: procura com eficácia, rapidez e confiabilidade elevados as principais causas daquele quadro infeccioso, em tempo muito menor que os testes convencionais, o que amplia a chance de implementar um tratamento eficaz mais cedo”, completa.

Tags:

bioMérieux, pneumonia, Sistema FilmArray®, testes sindrômicos

Compartilhe: