Médica de Belo Horizonte participará de congresso no Peru para contar experiência em programas de qualidade

O Brasil foi um dos fundadores da ALAPAC/ML e tem mantido seu compromisso de apoiar a entidade ao longo dos anos

A médica patologista clínica Luisane Vieira, presidente regional da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e diretora técnica do Laboratório Lustosa, está de malas prontas para Lima, no Peru, onde vai participar do XXIV Congresso da Associação Latinoamericana de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (ALAPAC/ML), de 5 a 9 de setembro. Luisane foi convidada para integrar três debates que visam mostrar aos laboratórios da América Latina as experiências positivas de Minas Gerais com programas de qualidade na área de análises clínicas.

Um desses projetos, do qual a médica se orgulha e participa desde a criação, é o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), que comemora 20 anos em 2018. Outra experiência de sucesso é o “Programa Indicadores”, criado pela SBPC/ML e pela Control Lab para promover benchmarking entre laboratórios. Por meio dele, os laboratórios podem se comparar uns aos outros anonimamente e, assim, verificar como está o seu desempenho diante dos concorrentes nas áreas de produtividade, acidentes, satisfação dos clientes, entre outros.

O Brasil foi um dos fundadores da ALAPAC/ML e tem mantido seu compromisso de apoiar a entidade ao longo dos anos. Apesar de ser o único país de língua portuguesa no evento, é reconhecido como uma liderança setorial e, ao mesmo tempo, reconhece a importância de estar associado aos demais países latinoamericanos, trocando experiências na luta por serviços laboratoriais de qualidade no continente.

Este é o único congresso da área de laboratórios clínicos que reúne participantes de praticamente toda a América Latina e está em sua XXIV edição, sendo realizado junto com o VI Congresso Peruano de Patologia Clínica. O evento é itinerante e acontece a cada dois anos em um país diferente.

Tags:

Luisane Vieira, SBPC/ML, XXIV Congresso da Associação Latinoamericana de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Compartilhe: