Unidade passa a integrar rede de laboratórios nesse tipo de análise

A escolha da unidade de Goiás demonstrou o reconhecimento da capacidade do laboratório goiano

O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), da Secretaria da Saúde de Goiás (SES), foi escolhido neste mês de janeiro, pelo Ministério da Saúde, para ser um dos quatro laboratórios de saúde pública do País a realizarem diagnóstico de agrotóxicos em água. O Lacen passa a integrar uma rede de laboratórios nacionais que realizam esse tipo de análise. Os outros laboratórios ficam em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

O Lacen-GO já é um dos três laboratórios de saúde pública nacionais que participam do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), que avalia os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor. Os resultados do PARA são um dos principais indicadores da qualidade dos alimentos adquiridos no mercado varejista e consumidos pela população brasileira.

“Por já termos recursos humanos capacitados e estrutura física fomos selecionados pelo Ministério da Saúde para fazer parte dessa nova rede que está sendo estruturada”, explica a coordenadora de produtos e ambiente do Lacen-GO, Marlúcia Catulio.

O treinamento dos servidores da SES-GO será em abril pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, que é, até o momento, a instituição que realiza esse tipo de análise das amostras de Goiás para o Ministério da Saúde.

“A Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS estruturou os protocolos de análise e, agora, o Ministério da Saúde oferta para nós uma estrutura de manutenção e insumos para que possamos realizar esse diagnóstico”, explica o diretor geral do Lacen, Vinícius Lemes da Silva, acrescentando que a escolha da unidade de Goiás demonstrou o reconhecimento da capacidade do laboratório goiano. Com informações de O Anápolis

Tags:

diagnóstico de agrotóxicos em água, Lacen-GO

Compartilhe: