A etapa pré-analítica desempenha um papel determinante na eficácia de um diagnóstico. É comum que laboratórios necessitem solicitar novas amostras devido a erros no manuseio, perda ou condições inadequadas de armazenamento e tempo de transporte, por exemplo. Isso resulta em impactos na imagem do laboratório, em financeiros significativos e na insatisfação do paciente ao ser reconvocado para recoleta. Esses são apenas alguns dos aspectos críticos dessa fase, que é responsável por 65% dos erros diagnósticos.1,2 Para solucionar os principais pontos críticos do processo pré-analítico, a Abbott lançou recentemente no Brasil o AlinIQ powered by Indexor, um sistema inteligente projetado para simplificar e garantir a segurança da coleta, transporte e entrega das amostras.
O Indexor é capaz de digitalizar as informações das amostras automaticamente, oferecendo transporte adequado com as condições necessárias e o monitoramento de cada amostra. O rastreio das racks de amostras é feito por meio de identificação por radiofrequência (RFID, da sigla em inglês Radio Frequency Identification), fornecendo informações robustas sobre as amostras durante toda a fase pré-analítica.
O Indexor é constituído pelos componentes:
– Indexor Mini: Destinado à sala de coleta para digitalizar os tubos de amostra.
– Mala iLogger: Utilizada para levar as amostras do posto de coleta ao laboratório central, registrando os parâmetros necessários durante a rota.
– Racks e tampas Indexor: Racks com tampa para transporte das amostras que asseguram a qualidade e integridade dos tubos até o destino.
– Indexor Standard: Equipamento para o laboratório central. Faz o check-in das amostras ao setor analítico, trazendo todas as informações gravadas no RFID.
O controle e monitoramento das amostras é feito pelo software Indexor, que permite desde a pesquisa por um tubo específico à separação por worklists, funcionando também como um sorteador de tubos, trazendo agilidade para as amostras urgentes. Você também pode reorganizar os tubos nas racks sem precisar reler o código de barras, por exemplo.
Facilidades no fluxo pré-analítico com Indexor
Após a coleta da amostra do paciente, os impactos e benefícios do Indexor já são percebidos, desde a economia com sacos plásticos até atuando como um pacificador entre o posto de coleta e a área analítica no que tange ao recebimento de amostras.
O Indexor permite a visualização do TAT durante todo o percurso a partir da coleta, com completo monitoramento do transporte das amostras, incluindo temperatura e impactos disponibilizando as informações em tempo real. Dessa forma, o laboratório de destino pode saber com exatidão a quantidade de amostras que receberá por posto de coleta. O gerenciamento das amostras é outro destaque, facilitando a rápida identificação dos casos urgentes ou perdidos, além de promover a separação por worklists, segundo as prioridades do laboratório.
O que os especialistas pensam sobre o Indexor
Para a Diretora Médica do Laboratório Álvaro, Dra. Luisane Vieira, um dos grandes ganhos do Indexor é o controle de temperatura (refrigerada) durante o transporte das amostras quando estão dentro das maletas iLogger. Ela comenta a aplicabilidade do sistema: “O uso de RFID é uma das tendências em logística e até o momento eu ainda não tinha conhecimento de uma solução nos moldes do Indexor. O sistema me pareceu já estar bastante aderente a processos de coleta em hospitais e em domicílio. Aguardo com curiosidade para ver casos de implantação em laboratórios e hospitais brasileiros!”.
O Gerente do laboratório Cerba, Dr. Neuri Rubetti, visualiza o Indexor como o cuidado especial da Abbott no processo de rastreio e envio de material, que chama a atenção pela simplicidade com que consegue monitorar os casos críticos e prioritários, além da segurança e da rastreabilidade: “Todo o processo que começa de uma forma mais redonda e madura garante uma continuidade muito mais linear e segura. Conseguimos pensar em um ciclo muito mais efetivo de monitoramento de toda a experiência da amostra, desde a coleta até o processo e a disponibilização dos resultados”, pontua.
Dentro da realidade do Laboratório Cerba, que atua no segmento B2B, o Dr. Rubetti enfatiza o valor do Indexor no ciclo logístico, como uma forma de acompanhar e garantir a integridade da amostra: “O quesito principal, além das caixas, da sinalização das amostras, da capacidade de buscar os pacientes críticos, o principal é que a gente consegue ter a atenção do monitoramento da integridade do ciclo, pensando nos desafios logísticos de atender todo o Brasil, que tem uma grande complexidade envolvida”, conclui.
Para garantir a eficácia do ciclo diagnóstico, os laboratórios no país agora dispõem do Indexor, que opera de maneira eficiente na fase pré-analítica, acompanhando todo o processo, desde a coleta até a entrega das amostras no laboratório central. Este sistema representa mais uma inovação da Abbott, integrando o portfólio de soluções digitais do AlinIQ.
Todos os direitos reservados. Todas as marcas registradas a que se faz referência são marcas registradas do grupo de empresas Abbott ou dos seus respectivos proprietários. As marcas registradas Indexor são de propriedade da Isens-Electronica, LDA.
Referências