O Grupo Hermes Pardini está entre as principais empresas de saúde avaliadas como inovadoras pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2018

O Grupo Pardini foi uma das primeiras empresas de saúde a implantar, no Brasil, o conceito de Medicina de Precisão

O Grupo Hermes Pardini está entre as principais empresas de saúde avaliadas como inovadoras pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2018, publicado no último dia 5 de julho pelo jornal Valor Econômico, com pesquisa realizada pela empresa Strategy&, do grupo PwC. A companhia conquistou o 4º lugar no ranking de saúde e o 39º lugar geral. Na premiação de 2017, a empresa esteve no 5º lugar em saúde e 87º no quadro geral.

“Esse reconhecimento é de grande importância para o Grupo. O Hermes Pardini tem a inovação no seu DNA, desde a sua fundação, há quase 60 anos. Investimos em um modelo estruturado de gestão da inovação, com forte aplicação de recursos em pesquisa básica e aplicada, em desenvolvimento experimental, conceitos de engenharia de reserva, engenharia de produção entre outras áreas. É por isso que estamos entre as maiores empresas de Medicina Diagnóstica do país”, afirma Alessandro Ferreira, vice-presidente Comercial e de Marketing do Grupo Hermes Pardini.

Atualmente, a área de PD&I da empresa segue com diversos projetos em andamento, com metas que se destinam ao desenvolvimento e implantação de novas metodologias e exames de diagnóstico, produção de artigos científicos, produção de patentes, bem como o fomento com instituições públicas e privadas. Destaque para os novos exames e plataformas na área de genômica em Medicina de Precisão, uma abordagem mundial, que faz uso da genética, epigenética, exposição ambiental e outras variáveis para a determinação de padrões individuais para paciente e doenças, possibilitando uma conduta personalizada na prevenção ou no tratamento de patologias, auxiliando na utilização de drogas e medicamentos de acordo com o perfil de cada paciente.

Alessandro Ferreira lembra que o Grupo Pardini foi uma das primeiras empresas de saúde a implantar, no Brasil, o conceito de Medicina de Precisão. “O Hermes Pardini iniciou sua trajetória de crescimento na área de medicina personalizada com a aquisição, em 2012, da Progenética, laboratório com tradição no mercado, no Rio de Janeiro. Nos últimos anos, o Grupo avançou bastante na oncogenética, com a realização de exames genéticos que fornecem dados para o uso de drogas específicas para cada perfil genômico dos tumores.”

Recentemente, o Grupo Pardini consolidou seu pioneirismo na área da Medicina de Precisão com a aquisição da DLE Genética Humana e Doenças Raras, aumentando seu portfólio de exames genômicos. Nos últimos anos, enquanto o Pardini avançou bastante na oncogenética, a DLE fez significativos progressos no mapeamento genético de outras doenças, como as cardíacas e as neurológicas. A chegada da DLE, empresa de 32 anos de existência, faz do Pardini um dos laboratórios mais avançados nesta que é a área onde o futuro já está acontecendo: a personalização do diagnóstico e a precisão do tratamento. “Esse é um caminho seguro e consolidado para o desenvolvimento da medicina preventiva. Uma mudança radical para todo o sistema de saúde: para o médico que passa a contar com uma parceria cada vez mais estreita com o laboratório; para o laboratório conveniado que tem seu portfólio de exames expandido e qualificado; para as operadoras de saúde que se beneficiarão da maior eficácia das terapias; e para os pacientes, destino final de todas as novas tecnologias, que terão melhor qualidade de vida. É este o futuro que os laboratórios terão a oferecer aos brasileiros”, afirma.

Alessandro Ferreira

Outro grande avanço foi o desenvolvimento da biópsia líquida para teste de sequenciamento genético, em lugar da biópsia de tumor, no caso de alguns tipos de câncer de pulmão, de colo retal, mama e pele. Esta é a tendência global, pois, além de não ser invasiva, a nova técnica permite diagnóstico antes do surgimento dos primeiros sintomas. Assim, cirurgias arriscadas estão sendo substituídas pela coleta de 2 ml de sangue, com resultados incomparavelmente melhores.

Paralelo a isso, está em desenvolvimento outro importante projeto, o Enterprise: maior plataforma de automação laboratorial do mundo e que tem a Siemens Healthineers como principal fornecedora de soluções. Inédita no mercado, foi planejada pela equipe do Pardini e detalhada com a participação dos principais fornecedores de equipamentos do mundo. No Núcleo Técnico Operacional (NTO) do Grupo, em Vespasiano (MG), o incremento no nível de automação permitirá ao Hermes Pardini processar 82% dos resultados de exames de análises clínicas no prazo de 6 horas, quando atualmente este percentual se limita a 46%, além de dobrar o volume da capacidade produtiva, com mais eficiência, segurança e precisão, em menos tempo e a um custo reduzido.

“O Enterprise é considerado um projeto pioneiro para o mercado brasileiro de medicina diagnóstica, um novo modelo produtivo e de negócio que ressignifica a relação com grandes fornecedores e garante aos clientes acesso ao que há de mais moderno em tecnologia e automação para processamento e análise de exames. É um projeto inovador em várias vertentes, desde o modelo de negócio, gerenciamento de informações e oferta de soluções únicas e customizadas, onde a análise acurada e preditiva das informações dos pacientes pode gerar uma medicina cada vez mais personalizada, acarretando uma mudança de mindset. O Hermes Pardini passa a ser mais que um laboratório, mas um gerador de informações clínicas. A eficiência e a qualidade inseridas no sistema são de tamanha inovação que a tecnologia do Enterprise deve se transformar em tendência de todo o mercado”, aposta Alessandro.

Modelo de PD&I 

O modelo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Hermes Pardini segue o conceito Open Innovation: uma combinação de ideias internas e externas de modo a avançar no desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e processos. A área tem como suporte os departamentos de inteligência de mercado, novos negócios e assessoria científica, que cumprem o papel de mapear o mercado em busca de produtos ou serviços que possam ser introduzidos na empresa. “O nosso modelo de inovação é horizontal. Contamos com uma estrutura permanente de PD&I com dedicação exclusiva. Essa base é aberta a funcionários, de diversos departamentos, que colaboram em tempo parcial, com menor ou maior participação, em função da mobilização de cada projeto”, explica Alessandro Ferreira.

Tags:

Hermes Pardini, Prêmio Valor Inovação Brasil 2018

Compartilhe: