Área técnica do Sabin, em Brasília

A promoção de serviços médicos de atenção primária à saúde (APS) passa a fazer parte do foco estratégico do Grupo Sabin, que este ano completa 35 anos de atividades, com atuação em 11 estados e no Distrito Federal. Os novos serviços serão prestados a partir do investimento minoritário na empresa Amparo Saúde, de São Paulo, a primeira rede privada e independente de centros de APS no Brasil.

“A saúde está passando por um momento de transformação e queremos ter um papel protagonista, focando a estratégia do Grupo Sabin em modelos de negócio que permitam ampliar nossa plataforma de serviços onde o paciente está no centro do cuidado. Além disso, queremos entregar uma nova proposta de valor em gestão de saúde para empresas e operadoras nos cuidados aos seus beneficiários, bem como contribuir para a sustentabilidade do setor de saúde”, explica a presidente executiva do Sabin, Lídia Abdalla.

A parceria entre Sabin e Amparo terá início no atendimento assistencial de 5.200 colaboradores do Grupo como projeto-piloto. De acordo com Emílio Püschmann, sócio-fundador e presidente da Amparo Saúde, o atendimento primário à saúde traz benefícios por atuar na prevenção e tratamento de doenças de forma precoce, evitando desperdícios de tempo e procedimentos não necessários frente ao acompanhamento contínuo.

“O médico de família tem condições de atender às expectativas de boa parte dos pacientes que buscam assistência à saúde, ao assumir uma posição de coordenador dos cuidados da saúde, contribuindo com a maior adesão ao plano de acompanhamento e tratamento”, explica Püschmann.

Sustentabilidade da cadeia de saúde

A APS tem grande sinergia com a medicina diagnóstica por ser fonte de informações na busca do cuidado coordenado e eficiente da saúde. “Equacionar os custos ao racionalizar todas as etapas que compõem o atendimento completo a cada paciente propicia sustentabilidade ao negócio e abre espaço para remunerações mais adequadas. Este é um dos caminhos da saúde suplementar no Brasil e o Sabin quer exercer um papel importante nesta história”, afirma Lídia Abdalla.

Além de contar com atendimentos presenciais de médicos, a Amparo Saúde disponibiliza uma plataforma digital que incentiva a adesão ao tratamento bem como os ciclos preventivos constantes com a saúde. “Com os serviços médicos de APS, ampliamos a nossa contribuição à jornada do paciente e à cadeia de saúde”, diz Püschmann.

Tags:

Amparo Saúde, atenção primária à saúde, Grupo Sabin

Compartilhe: