A Greiner Bio-One apresenta um amplo portfólio para cultivo e análise de células, com opções de superfícies especialmente tratadas para melhorar o rendimento da cultura

A cultura celular é o processo pelo qual células são mantidas vivas e em crescimento fora de seu tecido original em condições controladas, que envolvem: a escolha de um meio de cultura correto com alguns suplementos, controle da temperatura de cultura em 37°C, que é a mesma temperatura do corpo humano, e controle do pH.

Tais condições permitem que as células sejam mantidas vivas e viáveis crescendo em monocamadas ou em suspensão sob uma superfície plástica de uma placa ou frasco para cultura celular. Essa cultura bidimensional ou 2D é onde tudo começa, inclusive para a cultura 3D.

O que determina se o cultivo celular ocorre por aderência ou em suspensão são as características de proliferação da própria célula, o que depende da capacidade de adesão da mesma na superfície do frasco ou da placa de cultura.

A Greiner Bio-One, destaque no segmento Life Science, apresenta um amplo portfólio para cultivo e análise de células, com opções de superfícies especialmente tratadas para melhorar o rendimento da cultura.

Em se tratando do cultivo de células aderentes, a divisão BioScience da Greiner Bio-One Brasil apresenta duas opções de tratamento de superfície: a TC e a Advanced TCTM. A opção TC (do inglês Tissue Culture, ou seja, cultura de tecidos), incorpora na superfície plástica grupos polares, tornando-a hidrofílica, promovendo, assim, a adesão das células à superfície plástica do frasco de cultivo.

Para o cultivo de células sensíveis, as quais possuem condições especiais de crescimento, foi desenvolvida a opção Advanced TCTM. Com uma tecnologia inovadora, essa superfície é especialmente modificada para otimizar a adesão e as taxas de proliferação celular, principalmente em cultura com redução ou ausência de soro.

Já a linha de produtos para cultura de células em suspensão possui duas opções de superfície para cultivo: uma superfície hidrofóbica – geralmente utilizada para células de origem hematopoiéticas, e uma superfície de repelência de células (a Cell-Repellent).

A tecnologia Cell-Repellent é ideal para o cultivo celular em 3D, pois evita efetivamente a adesão das células na superfície do plástico, sendo sua utilização indicada para o cultivo de células onde as superfícies hidrofóbicas convencionais não são suficientes para impedir a adesão celular.

Durante a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), que acontecerá em Joinville-SC, de 26 a 29 de maio, a GBO Brasil estará expondo seus produtos da divisão BioScience. No congresso, a Especialista de Produtos da Greiner Bio-One, Dra. Angélica Silveira, palestrará sobre o método que vem ganhando destaque nas pesquisas científicas: a cultura de células em 3D e suas aplicações.

Tags:

cultura celular, Greiner Bio-One, life science

Compartilhe: