engrenagem_fdp

Cumprir rigorosamente as normas e procedimentos é fundamental para êxito no segmento laboratorial. foto: freedigitalphotos

Toda e qualquer atividade a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresenta riscos e está propensa a acidentes, que ocorrem frequentemente por falta de conhecimento e aplicação das normas de segurança. O não cumprimento de algumas normas pode acarretar em uma série de riscos, afinal o fato de se trabalhar com a presença de agentes químicos e físicos envolve o uso do fogo, da eletricidade, de sistemas com pressões diferentes da atmosférica, do manuseio de material de vidro e exposição a substâncias químicas nocivas a radiações, tais como, ultravioleta, infravermelha, micro-ondas, raios-X, entre outros.

Sendo assim, seguir rigorosamente as normas técnicas estabelecidas pelas entidades responsáveis torna-se primordial. Para tal, é necessário monitorar o acervo de maneira sistemática e se manter atualizado para que os riscos sejam minimizados.

Para que esse controle seja efetivamente realizado, há no mercado uma ferramenta que permite a verificação de aproximadamente um milhão de normas emitidas pelos principais normalizadores brasileiros e internacionais. Trata-se da Arena Técnica, uma plataforma de monitoramento e gestão que identifica, alerta e entrega relatórios prontos com as devidas atualizações de normas em uso, desenvolvida com o apoio do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da Universidade de S. Paulo (Cietec-USP).

Essa plataforma foi preparada para ser utilizada por todos os técnicos que utilizam normas e procedimentos internos dentro de um segmento, de modo a garantir que nenhum usuário possa operar com um documento fora de conformidade. “O sistema analisa a codificação das normas do acervo do usuário e responde ao especialista de maneira muito simples e objetiva o status de conformidade de cada norma e a última data publicada pela entidade”, revela a diretora geral da Arena Técnica, Raquel Schilis.

A profissional diz que, ao longo dos anos de pesquisa no meio industrial e de desenvolvimento da ferramenta, a Arena Técnica acumulou uma vasta base informativa através de parcerias com entidades normalizadoras internacionais e coleta de dados públicos pela internet. Isso permitiu a construção de uma plataforma inteligente, de fácil utilização e adequação às necessidades dos engenheiros e técnicos de todas as atividades industriais.

A ferramenta apresenta alta customização, pois também traz uma solução exclusiva para que os procedimentos internos possam ser revisados, uma vez que ocorra uma mudança na norma externa relacionada a ele. “Este é um problema presente em quase todas as corporações, já que não existe automatização disponível no mercado que possa alertar esta mudança das instruções internas frente às normas externas, assim, os técnicos acabam por fazê-lo manualmente, um trabalho árduo e custoso porque demanda muito tempo do especialista”, afirma Raquel.

Tags:

Arena Técnica, laboratório, normas de segurança

Compartilhe: