Em vias de completar o primeiro ano de trabalho sob total automação nos processos analíticos, a empresa já comemora os ganhos em produtividade e expansão, frutos da implantação do Pharma Template: solução pré-configurada para a indústria farmacêutica desenvolvida pela LabWare

LabWare Pharma Template

Diante da perspectiva de ter total domínio sobre cada etapa da cadeia produtiva de medicamentos, incluindo o acesso muito mais rápido e preciso de informações de lotes ou processos, a equipe de projetos da Geolab concluiu a primeira etapa de implantação de seu software de gestão laboratorial LabWare LIMS em junho de 2018, após cerca de sete meses de trabalho.

O desenho do projeto inicial idealizado pela Geolab teve início em meados de 2016, quando o Gerente de Analítico, Marden Oliveira dos Santos, e sua equipe, pesquisaram as opções disponíveis no mercado que melhor atendessem às necessidades da farmacêutica: “A LabWare oferece uma forma ideal de configuração das necessidades do negócio, além disso, a ótima linguagem que o LIMS utiliza e o fato da empresa possuir uma base no Brasil, facilitando as visitas técnicas e o alinhamento do escopo, foram fatores determinantes para fecharmos esse contrato”, conta o gerente, sobre a escolha pela empresa de tecnologia.

A Geolab optou por trabalhar com o módulo Pharma Template, uma solução pré-configurada desenvolvida especialmente para a indústria farmacêutica, que considera as múltiplas necessidades da área, incluindo total rastreabilidade dos processos e diminuindo muito o número de customizações por parte do cliente. As funcionalidades que acompanham o software seguem com documentação preparada para otimizar o processo de validação exigido pelas agências regulatórias, o que acarreta na economia de tempo e custo em todo processo.

Rastreabilidade total

Todo o processo de implementação aconteceu a partir da transição do sistema SAP utilizado pela farmacêutica na época, pelo qual eram realizados gestão e controle de lotes, sempre em conjunto com planilhas transcritas manualmente. Durante os dois primeiros meses de execução do LabWare LIMS, enquanto acontecia o seu processo de validação, a equipe de projetos da Geolab ainda manteve o sistema anterior em funcionamento e trabalharam com os dois produtos concomitantemente.

Foi um período crucial para perceberem o evidente ganho de produtividade oferecido pelo LabWare LIMS: “Mesmo tendo dois trabalhos, conseguimos eliminar certos processos anteriores e ter um salto significativo em rendimento”, ressalta o gerente.

Essa percepção do software citada por Marden dos Santos vai justamente ao encontro de uma principais características do LabWare LIMS, que é a capacidade de se moldar conforme as necessidades vão surgindo, ou seja, novas configurações podem ser feitas no decorrer da implantação, com a revisão de conceitos por parte do cliente. Na Geolab, foram instalados os módulos de gestão de lote, estabilidade, padrões e reagentes, integração de equipamentos e monitoramento ambiental.

Hoje, com o sistema perto de completar seu primeiro ano de utilização, a equipe responsável pelo funcionamento do software atesta todos os ganhos que vem obtendo no período, especialmente no quesito da rastreabilidade. Se anteriormente havia muita intervenção do analista em processos manuais, como uma conferência de lote, agora isso já não acontece. Todos os relatórios automatizados podem ser acessados com muito mais precisão, a documentação se tornou mais robusta e gerou agilidade sem precedentes em casos de investigação de possíveis desvios de padrão, que costumava demorar cerca de três dias e atualmente pode ser solucionada em um terço do tempo (questão de horas).

Ganhos reais de produtividade

Outra característica destacada é a eliminação das transcrições manuais e das inúmeras planilhas que eram utilizadas juntamente com o sistema SAP, cujos dados estavam constantemente sujeitos a equívocos. Com a melhor administração de erros e ganho de tempo, Santos pontua que sua produtividade aumentou em torno de 30%, utilizando a mesma estrutura. A expansão em equipamentos aconteceu naturalmente para atender a essa nova demanda da produtividade, sem a necessidade de aumento de pessoal.

Os novos especialistas em LIMS

Com um software enxuto e eficiente, a Geolab conta hoje com uma equipe especializada em seu funcionamento. Desde o início, Santos explica que o envolvimento do pessoal foi imprescindível: “Nossa equipe de projetos foi a responsável por partes importantes da implantação do sistema, fazendo todos os cadastros, montagens, inserção de dados”. No total, estiveram presentes quatro pessoas diretamente ligadas à implantação, além do gerente de CQ na gestão do projeto e do suporte dos profissionais da LabWare para qualquer eventualidade.

Desde então, a empresa mantém uma equipe focada no gerenciamento do produto, uma vez que o fluxo de dados é muito grande e a atuação desse grupo permite resolver rapidamente qualquer discordância. O fato é que o grupo também está em constante aperfeiçoamento: “A partir do momento em que o sistema é desafiado, sempre acabam surgindo soluções mais interessantes. Com isso, nos tornamos experts no LabWare LIMS”, brinca o gerente de CQ.

Para mais informações: (11) 2931-6969 ou [email protected]

Tags:

Geolab, indústria farmacêutica, LabWare LIMS, Pharma Template

Compartilhe: