Precisão, alta sensibilidade e especificidade, além da rapidez nos resultados são algumas das características dos testes Point-of-Care (POCT). Especificamente para os testes de creatinina, a solução tem sido apresentada como uma segura e confiável alternativa aos exames laboratoriais enzimáticos, que pode ser utilizada em locais descentralizados, na beira do leito, aumentando a produtividade e melhorando o fluxo de atendimento.

O estudo Analisador de creatinina StatSensor-i point-of-care pode identificar pacientes com alto risco de nefropatia induzida por contraste1 mostra que a sensibilidade e especificidade entre os exames tradicionais e o teste da Nova Biomedical, StatSensor-i possuem mínimas variações. O teste minimiza o risco de nefropatia induzida por contrastes e fibrose sistêmica nefrogênica em exames radiológicos. A avaliação prévia da função renal reduz a remarcação de exames de imagem.

A coleta da amostra pelo StatSensor-i é feita a partir de uma gota de sangue capilar e os resultados são disponibilizados em 30 segundos. Os pacientes realizam o exame sem incômodo, são liberados rapidamente, sem necessidade de longas esperas, estando aptos aos seguimentos necessários de tratamento.

Dezembro Vermelho: monitoramento de pacientes HIV-positivo é facilitado com uso de POCT

O monitoramento da creatinina para pacientes em terapia com antirretrovirais também é essencial para preservar a saúde dos rins. Dados estatísticos da UNAIDS mostram que até junho de 2021, 28,2 milhões de pessoas HIV positivas estavam utilizando a terapia antirretroviral2, que necessitam de uma rotina de controle sanguíneo. Os ensaios POCT para monitoramento desse grupo são uma opção potencialmente econômica, capazes de aumentar a capacidade de testagem em locais de recursos limitados para monitoramento da terapia antirretroviral, como sugere o estudo (Simeon K., Dorward J., Garrett N., Barnabas R., Drain P. Cost of Point-Of-Care Test Monitoring for HIV Positive Patients on Antiretroviral Therapy. Consortium of Universities for Global Health [Scientific poster]. 2018).

Outra análise mostrou o impacto orçamentário do uso de testes Point-of-Care para cuidados renais em farmácias comunitárias holandesas. A conclusão foi a de que o POCT pode reduzir o número de hospitalizações relacionadas a eventos adversos pelo uso de antibióticos. Além disso, o POCT renal em farmácias comunitárias pode ser uma alternativa mais econômica em relação aos cuidados padrão3.

A Nova Biomedical oferece um diversificado portfólio de soluções POCT para avaliação da creatinina, que empregam tecnologia de ponta e todo o suporte necessário. Saiba mais clicando aqui.

Referências:

1. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28587433/

2. https://unaids.org.br/estatisticas/

3. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30175396/

Tags:

creatinina, Nova Biomedical, StatSensor-i, testes Point-of-Care (POCT)

Compartilhe: