Existem cinco espécies de parasitos causadores da malária em humanos e duas delas – o P. falciparum P. vivax – apresentam maior ameaça

Segundo a OMS, a malária é uma doença potencialmente fatal, causada por parasitos do gênero Plasmodium e transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos infectados, do gênero Anopheles, chamados também de vetores. Considerada uma doença de notificação compulsória, em 2015, 95 países reportaram a transmissão da doença. No mundo, cerca de 130 milhões de pessoas vivem em áreas de risco, destas, os países tropicais são considerados regiões endêmicas.

Existem cinco espécies de parasitos causadores da malária em humanos e duas delas – o P. falciparum e P. vivax – apresentam maior ameaça. O parasito P. falciparum, predominante no continente africano, é responsável pela maioria das mortes relacionadas à doença em todo o mundo, somando aproximadamente 88% dos casos e cerca de 90% das mortes.

Parekh, Vijah et al, realizaram um estudo comparativo em um hospital terciário em Mumbai na Índia, para detecção de Plasmodium em amostras clínicas, denominada gota espessa, com a automação Mindray BC-6800; equipamento de hematologia que realiza a triagem de malária, liberando alertas de células vermelhas infectadas, assim como contagem absoluta e relativa (INR#,%).

No estudo foram utilizadas 497 amostras no total, sendo 248 positivas para malária e 249 negativas. Dos casos confirmados, 74% eram P. vivax e 26% eram P. falciparum. Na microscopia, prevaleceu a presença de esquizontes (169) e trofozoítos (79) casos.

A identificação mais precisa do resultado foi possível através da tecnologia SF Cube, patenteada pela Mindray para a linha de analisadores BC 6200, BC 6800 e BC 6800 Plus. Com ela é possível observar a plotagem das células infectadas formando a nuvem amarela*.

*(apenas para melhor identificação).

No resultado, verificou-se que dos 169 casos positivos, o equipamento liberou alertas de células vermelhas infectadas em 156 (93,7%) por esquizontes.

Os equipamentos de hematologia são distribuídos pela Vyttra Diagnósticos. No Brasil, além de possuir todos os modelos em seu portfólio, a Vyttra possui exclusividade para os analisadores BC 6200 e BC 6800 Plus com distribuição nacional.

Referências

OPAS Brasil. Disponível em: https://www.paho.org/bra…/index.php?option=com_content&view=article&id=5287:malaria-2&Itemid=875 – Acesso em: 07 de Março de 2019

Screening for malária – using Mindray BC 6800 automated hematology analyzer – Milind, Bhide, Parekh Vijah

Tags:

detecção de Plasmodium, malária, Vyttra Diagnósticos

Compartilhe: