O exame de doenças hereditárias realiza o sequenciamento completo do Genoma a partir da saliva do paciente

O myGenome, exame de doenças hereditárias capaz de identificar a predisposição para mais de 1.200 doenças enfermidades, acaba de ser lançado no Brasil por uma empresa do Paraná. Para realizar a análise o grupo Diagnósticos do Brasil (DB) conta com a parceria do DB Molecular unidade especializada do Diagnósticos do Brasil focada em biologia molecular e genética.

Quem pode fazer o exame de doenças hereditárias

O exame de doenças hereditárias, indicado para qualquer pessoa maior de 18 anos sem antecedentes de doença genética, realiza o sequenciamento completo do Genoma a partir da saliva do paciente. “O myGenome é o exame que faz o sequenciamento completo do Genoma. Ele conta tudo o que o paciente precisa saber sobre seus genes. Após a realização dele, com orientações médicas, é possível descobrir como aumentar a longevidade, gerenciar a saúde e melhorar o funcionamento do corpo”, Nelson Gaburo, gerente geral do DB Molecular.

Doenças que podem ser detectadas

Com o myGenome é possível identificar, por exemplo, a predisposição do indivíduo saudável em desenvolver problemas cardiovasculares e de coagulação, predisposição ao câncer e a problemas neurológicos, alterações endócrinas e metabólicas ou até mitocondriais, informando, também, a saúde dos seus órgãos. Para quem sonha em ter filhos, o exame pode analisar se os pais são portadores de alguma doença genética e o risco de o filho ter alguma das patologias, além de informar as características genéticas que podem ser passadas aos seus descendentes. “Conhecer estes riscos auxilia na tomada de decisões adaptativas e personalizadas sendo possível utilizar-se de diretrizes redutoras de riscos”, complementa Gaburo.

Metabolização dos medicamentos e genética

Além de detectar propensão a doenças hereditárias, o exame também possibilita avaliar a metabolização dos medicamentos, baseado na genética de cada indivíduo (farmacogenética), possibilitando tratamentos médicos com precisão e agilidade, principalmente em casos de doenças crônicas, como asma, depressão e ansiedade. “O myGenome é um exame de extrema importância para o avanço da medicina preventiva. Apontando tendências, ele possibilita ao paciente fazer escolhas sobre hábitos, estilo de vida, nutrição e tratamentos”, explica o gerente do DB Molecular. O teste, que tem seu resultado disponível em até 12 semanas, descreve, também, mais de 70 características relacionadas a rendimentos esportivo, metabolismo, nutrição e, até mesmo, a ancestralidade.

Importância de detectar predisposição a doenças hereditárias

O diagnóstico precoce de enfermidades de doenças hereditárias caracterizadas por transmitir-se de geração em geração – como câncer, doenças cardíacas ou neurológicas – possibilita um tratamento mais eficaz e aumenta as taxas de sobrevivência dos enfermos.

Tags:

Diagnósticos do Brasil (DB), myGenome, sequenciamento completo do genoma

Compartilhe: