O novo vírus Covid-19 desenvolve, no decorrer da infecção, anormalidades na coagulação especialmente em pacientes com quadros de pneumonia grave.

Recentemente, dois artigos publicados no The Journal of Thrombosis and Haemostasis e no The Lancet por pesquisadores chineses, demostraram o valor do teste de Dímero-D para estratificar a gravidade da doença.

Ambos trabalhos avaliaram 183 e 191 pacientes, respectivamente. Os níveis de produtos de degradação de fibrina (FDP) e do Dímero-D (DD) foram maiores em pacientes não sobreviventes em comparação sobreviventes e como esses níveis estavam aumentando ao longo da permanência no hospital.

Segundo Tang N et al, a mortalidade geral foi de 11,5%, onde os não sobreviventes revelaram níveis significativamente mais altos de DD e FDP, maior tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa) em comparação aos sobreviventes na admissão (p<0,05). 71,4% dos não sobreviventes e 0,6% dos sobreviventes atingiram aos critérios para coagulação intravascular disseminada (CIVD) durante a internação hospitalar.

Fei Zhou et al demonstraram que 90% dos pacientes internados com quadro de pneumonia apresentaram um aumento na atividade da coagulação e resultados superiores a 1µg/L estavam associados alta taxa de mortalidade.

Esses dois trabalhos, juntamente com outros dados, incentivaram a Sociedade Britânica de Hematologia a editar novas diretrizes, sugerindo a modificação da ordem laboratorial de coagulação estabelecida em pacientes com Covid-19, com a adição automática do teste de DD e fibrinogênio quando um teste de triagem de TP for solicitada, permitindo o cálculo do escore de coagulação intravascular disseminada do ISTH.

A ciência e o conhecimento sobre o vírus Covid-19 avançam à medida que a pandemia progride.

A cada dia, cada hora, a Stago colabora na disseminação da informação que pode ajudar seus clientes a superar o crescimento da pandemia. Uma de suas missões é melhorar o atendimento personalizado ao paciente com poderosas soluções de diagnóstico.

Existem inúmeros ensaios de DD com diferentes metodologias no mercado. É de suma importância que o laboratório decida o melhor método para liberar resultados precisos e tragam o custo benefício esperado para o laboratório e segurança para o paciente.

A Stago oferece um sistema confiável de dosagem de Dímero-D:

– Líquidos

– Ótima estabilidade on board

– Pronto para uso

– Pré-calibrado

– Completamente automatizado

Todos os produtos estão registrados na Anvisa

Mais informações:
[email protected]
Tel: (11) 4410-4600

Referências:

Tang N et al, Abnormal coagulation parameters are associated with poor prognosis in patients with novel coronavirus pneumonia. J Thromb Haemost. 2020;00:1–4.

 Fei Zhou et al, Clinical course and risk factors for mortality of adult inpatients with COVID-19 in Wuhan, China: a retrospective cohort study. The Lancet, March:1-9,2020.

Thachil,J et all, ISTH interim guidance on recognition and management of coagulopathy in COVID-19. doi:10.1111/JTH.14810

Tags:

covid-19, Dímero-D, Stago

Compartilhe: