A calprotectina é uma proteína encontrada nos grânulos citoplasmáticos dos neutrófilos. Concentrações elevadas de calprotectina nas fezes são observadas nas doenças inflamatórias intestinais (DII), como Doença de Crohn e retocolite ulcerativa. Níveis elevados também são observados em doenças infecciosas e neoplásicas do intestino. Por sua vez, as doenças funcionais do intestino, como síndrome do intestino irritável (SII), cursam com níveis normais de calprotectina. Por isso a proteína é uma importante aliada na diferenciação dessas condições, assim como no acompanhamento de seus tratamentos.

Especialistas indicam um aumento no número de casos de DII e apesar de os motivos não estarem totalmente esclarecidos, as principais suspeitas recaem sobre aspectos emocionais como estresse e ansiedade, hábitos alimentares, tabaco e até fatores genéticos.

Esse aumento cria um desafio para os laboratórios, que necessitam de uma alternativa com resultados confiáveis, mas sem gerar impactos na agilidade e produtividade da rotina.

A Calprotectina Liaison® da Diasorin é a solução perfeita para alcançar resultados rápidos, confiáveis ​e automatizados, tanto para o diagnóstico como para o acompanhamento dos pacientes, pois permite a realização do exame direto nos sistemas Liaison e Liaison XL pela metodologia de quimioluminescência. Assim o laboratório pode absorver a crescente demanda pelo teste sem se preocupar com impactos na rotina e ainda oferecer um resultado de qualidade superior para os seus médicos e pacientes.

Para mais informações: [email protected]

Tags:

calprotectina, Calprotectina Liaison®, DiaSorin, fezes, quimioluminescência

Compartilhe: