A determinação de anticorpos contra Aquaporina é relevante para o diagnóstico de neuromielite óptica (NMO, Síndrome de Devic).

A doença autoimune inflamatória neuromielite óptica (NMO, encefalomielite opticospinal, síndrome de Devic) é uma forma rara (em torno de 1%) do grupo de doenças desmielinizantes do sistema nervoso central (SNC) com degradação da bainha isolante de pelo menos um nervo óptico (neurite óptica) e ao mesmo tempo ou alguns meses depois, a medula espinhal (mielite), causando perda da visão; dificuldade de locomoção, parestesia dos membros superiores inferiores e alterações no controle da urina e do intestino.

A aquaporina, proteína do canal de água que está envolvida na regulação do equilíbrio de água e eletrólitos do SNC, é o antígeno alvo da NMO, isso é,  anticorpos passam a atacar esse canal de água, ocasionando destruição com perda de células e fibras nervosas na medula espinal (mielite) e fibras nervosas no nervo óptico.

O teste Anti-AQP4, da Euroimmun, sob a metodologia de imunofluorescência indireta fornece a determinação de autoanticorpos contra a proteína Aquaporina 4 em amostras de sangue ou líquor.

O teste é baseado em células vivas (CBA – Cell Based Assay), com células transfectadas provenientes do substrato cerebelo de primata.

A especificidade clínica do teste é de 100%. A sensibilidade clínica para neuromielite óptica é de 78% para soro e plasma e de 42% para líquido cefalorraquidiano (LCR).

Para saber mais, clique aqui.

Tags:

anticorpos contra Aquaporina, CBA – Cell Based Assay, Euroimmun, neuromielite óptica

Compartilhe: