Comemorada em 28 de julho, a data busca conscientizar pelo controle e prevenção da doença

O diagnóstico das hepatites virais é realizado por meio da análise de amostras de sangue, soro, plasma ou fluido oral

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas ou pelo uso de substâncias como drogas e álcool. As hepatites virais dividem-se em cinco tipos (A, B, C, D e E), sendo que o contágio pode ocorrer pelo contato oral-fecal, por transmissão sanguínea e por transmissão vertical.

Caso não haja tratamento, corre-se o risco de que as hepatites B, C e D tornem-se crônicas, evoluindo para doenças mais graves como a cirrose e o câncer hepático ou até mesmo levando à morte. A Organização Pan-Americana de Saúde estima que a cada 20 pessoas com hepatite viral, apenas uma tem conhecimento da infecção. Sendo que uma em 100 pessoas recebe tratamento.

Com o objetivo de controlar a doença e preveni-la, o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2010 e desde então o dia 28 de julho é marcado por campanhas de conscientização. Quanto antes a infecção é identificada, antes inicia-se o tratamento e menor é a chance de complicações, proporcionando melhor qualidade de vida ao indivíduo.

O diagnóstico das hepatites virais é realizado por meio da análise de amostras de sangue, soro, plasma ou fluido oral. De acordo com o Manual Técnico para Diagnóstico das Hepatites Virais do Ministério da Saúde (2015), os imunoensaios, por meio da detecção de antígeno viral e/ou anticorpos específicos, permitem verificar se o paciente está com uma infecção aguda, se está tendo uma resposta à vacinação, se já teve uma infeção passada ou se não houve contato com o vírus.

A Greiner Bio-One reconhece a importância fundamental de um diagnóstico preciso. Por isso, apresenta ao mercado soluções seguras para análises laboratoriais de soro, com os Tubos para Sorologia, e de plasma, com os Tubos de EDTA K2 com Gel Separador. Os aditivos químicos dos tubos Vacuette®, combinados ao vácuo pré-determinado, asseguram a proporção exata de sangue-aditivo garantindo a qualidade da amostra.

Para conhecer mais sobre o portfólio da Linha Pré-Analítica da Greiner Bio-One: in[email protected].

Fontes:

Departamento de Vigilâncias, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais / Secretaria de Vigilância em Saúde.

Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde.

Tags:

Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, diagnóstico, Hepatite

Compartilhe: