qiagen“Entre na luta contra a TB, FAÇA IGRA!” é o tema da campanha lançada pela QIAGEN no Dia Mundial de Combate à Tuberculose no dia 24 de março de 2016. O objetivo do lançamento da campanha é a conscientização da profilaxia da doença e não apenas do tratamento da mesma quando se apresenta ativa.

De acordo com o Ministério da Saúde “A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável. Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário”. O Ministério também afirma, em seu Boletim Epidemiológico divulgado em 2015, que apesar de haver uma redução média de 2,3% ao ano entre os anos de 2005 e 2014, “ainda restam desafios para a redução do número de casos da doença, visto que o Brasil ainda registra cerca de 73 mil casos novos por ano.”

Qiagen_tub

Dra. Denise Rodrigues

A campanha liderada pela empresa alemã QIAGEN conta com a divulgação de bottons com a mensagem principal “Entre na luta contra a TB, FAÇA IGRA!” –entre os principais centros de referência em tuberculose no país. Além da distribuição de bottons, a campanha conta com um vídeo explicativo sobre o teste IGRA com a médica infectologista do Instituto Clemente Ferreira, Dra. Denise Rodrigues.

O teste IGRA pode ser realizado em laboratórios privados ou em centros de referência com o intuito principal de prevenir a ativação da tuberculose latente em grupos de risco (HIV+, moradores de rua, profissionais da saúde, indivíduos com a imunidade comprometida, entre outros) e consequente agravamento da doença primária. O teste IGRA é um teste moderno e preciso que substitui o já indisponível no mercado e centenário PPD.

Para maiores informações sobre como participar da campanha contra a tuberculose ou dúvidas sobre a tecnologia IGRA, entre em contato com: [email protected] ou através do telefone: (11) 5079-4000.

Fontes: Boletim Epidemiológico 2015

podcast2_fdpOuça o podcast onde a Dra. Denise explica sobre o teste IGRA para Tuberculose Latente 

TV_fdpAssista ao vídeo explicativo

Tags:

Dia Mundial de Combate à Tuberculose, Qiagen

Compartilhe: