O uso do Genoma Completo será cada vez mais comum na prática médica em um futuro próximo

O conhecimento do genoma completo auxiliará no entendimento do impacto de variantes genéticas em diferentes características da população

O laboratório de genética da Dasa, GeneOne, acaba de adquirir o NovaSeq 6000, o mais moderno equipamento para sequenciamento do genoma humano completo; com escalabilidade e velocidade para estudos com amostras maiores, de alto rendimento e resultados mais rápidos. “É uma iniciativa que nos permite atuar no que há de mais novo em genômica e também como a uma facility nacional, com capacidade de sequenciar o genoma completo dos nossos pacientes e atuar em projetos populacionais, como parcerias com operadoras de saúde e universidades. O conhecimento do genoma completo auxiliará no entendimento do impacto de variantes genéticas em diferentes características da população”, explica Gustavo Campana, diretor médico da Dasa.

Campana reitera que essa tecnologia será amplamente utilizada no futuro próximo. “Os recursos disponíveis hoje fazem sequenciamento de um único gene, de painéis de genes de diferentes tamanhos e o sequenciamento completo do exoma (que analisam 22 mil genes, representando apenas 2% do nosso genoma). O uso do Genoma Completo será cada vez mais comum na prática médica em um futuro próximo”.

O novo sequenciador estará alocado no núcleo de processamento de exames de alta complexidade da Dasa, com capacidade produtiva de 6.240 sequenciamentos de genoma humano completo por ano.

Tags:

Dasa, GeneOne, NovaSeq 6000, sequenciamento do genoma humano completo

Compartilhe: