O Ministério da Saúde divulgou esta semana um balanço atualizado do número de casos de dengue, zika e chikungunya, todos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

O que mais chama a atenção é o aumento em 149% no número de casos de dengue em 2019, quando comparado ao mesmo período de 2018. Os casos de zika tiveram redução de 18% e de chikungunya caíram 51%.

Complicações da dengue

O vírus da dengue pode infectar o mesmo indivíduo até 4 vezes e os sintomas se manifestam com mais severidade a cada infecção, provocando uma resposta exacerbada ao vírus. Como consequência, aumenta o risco de dengue hemorrágica, de choque circulatório, complicações viscerais, como hepatite e encefalite, entre outras, que se não tratadas a tempo podem levar à morte.

Diagnóstico molecular: identificação rápida e completa do vírus

Os primeiros sintomas de dengue, zika e chikungunya são muito parecidos e estas patologias podem ser causadas por seis tipos diferentes de vírus (DENV-1, DENV-2, DENV3, DENV-4, KIKV e CHIKV).

O diagnóstico molecular possibilita a diferenciação de cada um deles em um único teste, com uma única amostra sem reação cruzada. Com a amostra de plasma, sangue total ou urina é possível realizar o diagnóstico em apenas 2 horas e meia. Outra característica é que este tipo de diagnóstico é mais sensível, pois detecta a presença do vírus nos primeiros dias da doença, enquanto a técnica sorológica só é aplicada após 7 dias de contaminação.

Este tipo de diagnóstico também fornece dados sobre os genótipos circulantes no país ou região, ajudando na ativação de medidas públicas de controle em casos de possíveis surtos ou epidemias. E o principal, permite um manejo terapêutico adequado para cada vírus, seguindo as diretrizes nacionais definidas pelo Ministério da Saúde.

Detecção de zika, dengue e chikungunya em um único Kit

O kit XGEN MULTI ZDC, da Mobius Life, é um teste in vitro utilizado para a detecção qualitativa de ácido nucleico viral em amostras clínicas para a avaliação de infecção pelos vírus zika (ZIKV), dengue (DENV) e chikungunya (CHIKV).

O ensaio por PCR (Polymerase Chain Reaction – Reação em cadeia da Polimerase) em tempo real desempenha um papel importante, sendo uma ferramenta útil para o diagnóstico e diferenciação destas doenças utilizando kits multiplex onde os resultados são gerados simultaneamente em um único teste. Sendo também importante nos estudos epidemiológicos que visam analisar a distribuição da infecção dentro das populações.

Saiba mais clicando aqui.

Para mais informações:

Tel.: (41) 2108-5296

[email protected]

Tags:

chikungunya, dengue, Mobius Life, zika

Compartilhe: