Entre tantas dúvidas sobre a doença, garantir a qualidade dos laudos dos exames de SARS-CoV-2 é fundamental para o combate à Covid-19

Mais de um ano após a notificação dos primeiros casos, a doença continua provocando inúmeras perguntas. Nesse cenário, os laboratórios diagnósticos possuem papel fundamental para auxiliar as respostas.

Para facilitar a gestão dos processos da fase analítica e inserir a confiabilidade requerida na rotina, a Controllab oferece soluções completas para o controle de qualidade dos exames relacionados à Covid-19, desde a validação até o monitoramento da rotina. Veja algumas das soluções disponíveis:

Painel de Performance: utilizado para avaliar e validar novos métodos de ensaio e equipamentos, o serviço demonstra a confiabilidade dos sistemas. Composto de itens positivos e negativos, com concentrações variadas obtidos de diferentes doadores. Este painel é valorado previamente por diferentes metodologias de análises.

Validação Lote a lote/ Remessa: verifica a proximidade de resultados obtidos com o lote novo e com o atual para detectar eventuais desvios significativos no desempenho do reagente/tira e, então, definir se há necessidade ou não de uma substituição do lote/tira reagente.

Linearidade: analisa a capacidade do método de gerar resultados linearmente proporcionais à concentração do analito.

Ensaio de Proficiência: também conhecido como Controle Externo da Qualidade (CEQ), é uma ferramenta de controle de qualidade eficaz para determinação do desempenho analítico do laboratório.

Controle Interno: responsável pelo monitoramento contínuo da reprodutibilidade da fase analítica laboratorial.

Visualize aqui a tabela com mais detalhes.

Além dessas ferramentas, a Controllab disponibiliza a Calibração de Instrumentos, fundamental para reduzir custos e retrabalhos, aumentar a produtividade e evitar erros nos processos analíticos.

Para saber mais, acesse o site, contate a empresa pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones e WhatsApp (21) 97901-0310 e (21) 98036-1592.

Tags:

controle de qualidade, Controllab, covid-19

Compartilhe: