Conforme estudo publicado por Guo et al (2020), o aparecimento de anticorpos IgA e IgM ocorre aproximadamente cinco dias após o início dos sintomas, enquanto anticorpos IgG podem ser detectados em 14 dias após início dos sintomas

A utilização de testes sorológicos para o diagnóstico da Covid-19 complementa o diagnóstico inicial baseado em técnicas para a detecção direta do patógeno, como a RT-PCR. A partir dos testes sorológicos é possível identificar pacientes que tiveram contato com o vírus, possibilitando identificar infecções assintomáticas ou com sintomas brandos, negativas em testes anteriores além de acompanhar a soroconversão do paciente acometido.  Além disso, podem ajudar a revelar a propagação do vírus em residências, comunidade, contribuindo para orientar as medidas de controle de manejo epidemiológico.

Conforme estudo publicado por Guo et al (2020), o aparecimento de anticorpos IgA e IgM ocorre aproximadamente cinco dias após o início dos sintomas, enquanto anticorpos IgG podem ser detectados em 14 dias após início dos sintomas.

Os kits da Euroimmun Anti-SARS-CoV2 IgA e Anti-SARS-CoV-2 IgG, pela metodologia ELISA, em amostras de sangue (soro ou plasma) possibilitam uma detecção sensível e específica desses anticorpos, através da utilização da proteína estrutural recombinante S1 do SARS-CoV-2 utilizada como antígeno, sendo mais específica que outros antígenos.

A opção de desenvolver um teste para detecção de anticorpos IgA ocorreu de modo a garantir uma detecção sensível na fase inicial da doença, uma vez que anticorpos IgA são detectados em títulos elevados em doenças infecciosas respiratórias e são descritos como marcadores no diagnóstico de infecção aguda.

O kit ELISA Anti-SARS-CoV-2 IgA, exibe uma sensibilidade de 100% e uma especificidade de 92,5% após dez dias do aparecimento dos sintomas, enquanto o kit ELISA Anti-SARS-CoV-2 IgG exibe uma sensibilidade de 80% e uma especificidade de 98,5% após dez dias do aparecimento de sintomas.

Os kits já se encontram registrados na ANVISA:

-ELISA Anti-SARS-CoV-2 IgA – MS: 10338930226

-ELISA Anti-SARS-CoV-2 IgG – MS: 10338930227

Tags:

covid-19, Elisa, Euroimmun, testes sorológicos

Compartilhe: