A demanda por testes de biologia molecular para detecção da Covid-19 está crescendo nos laboratórios brasileiros, por isso é necessário encontrar soluções que possibilitem entregar laudos com agilidade, mas sem abrir mão de um resultado confiável

A novidade que se junta ao portfólio é o Hilab Molecular, dispositivo capaz de realizar exames em até 1 hora

Os laboratórios de análises clínicas necessitam cada vez mais de soluções em biologia molecular para oferecer resultados precisos, com alta especificidade e sensibilidade.

Entretanto, são necessárias pessoas capacitadas, bons equipamentos, insumos e logística para atender a alta demanda de testes moleculares. Por conta disso, seu laboratório pode acabar sobrecarregado e demorando mais do que o esperado para entregar laudos. É preciso buscar alternativas mais rápidas.

A Hilab vem tornando a saúde acessível a cada vez mais pessoas desde 2004, sendo o laboratório pioneiro em testes laboratoriais remotos no Brasil. Esses exames costumam ser realizados no local de cuidado do paciente, e a análise é feita de maneira remota, com ajuda da tecnologia.

Atuando com 19 modalidades de exames até então, a novidade que se junta ao portfólio é o Hilab Molecular, dispositivo capaz de realizar exames em até 1 hora.

Seu laboratório quer atuar com biologia molecular de forma totalmente ágil e inovadora? Continue a leitura!

O papel dos exames de biologia molecular no combate à Covid-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera os exames de biologia molecular o padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19, pois detectam com precisão a presença da infecção no período de maior transmissibilidade.

Um resultado confiável usando metodologias que transcrevem e amplificam o RNA viral pode salvar a vida do paciente e evitar a propagação do vírus.

No entanto, a alta complexidade, a escassez de insumos, a sobrecarga dos laboratórios e os resultados – que costumam levar de três a cinco dias – prejudicam o cenário da pandemia, que está no seu pior momento no Brasil.

E se a solução para esse problema caber na palma da sua mão?

O exame de biologia molecular “tudo em um”

A solução inovadora utiliza a internet das coisas e inteligência artificial para detectar o RNA do SARS-CoV-2 e suas variantes

O teste molecular para COVID-19 da Hilab é realizado em um dispositivo compacto com um pouco mais de 10 cm de altura e que pesa cerca de 220 g.

No mundo da telemedicina diagnóstica, ele é o menor e mais ágil equipamento de biologia molecular com análise remota e envio de laudo via internet. E como tudo isso é possível com um único dispositivo?

A solução inovadora utiliza a internet das coisas e inteligência artificial para detectar o RNA do SARS-CoV-2 e suas variantes, por meio de amostras de nasofaringe ou saliva, entre o 1º e o 14º dia após o início dos sintomas ou para rastreamento de contatos.

O que torna o teste molecular da Hilab uma solução tudo em um é que, com o dispositivo no seu laboratório, você pode realizar todas as etapas do exame em até 1 hora, com um único equipamento. Entenda o passo a passo:

– É feito um cadastro do paciente, em seguida a amostra de  nasofaringe é coletada e colocada no tubo de extração de RNA

– O material é colocado no Hilab Molecular para transcrição e amplificação do RNA viral e identificação do coronavírus

– O dispositivo valida a reação com o controle positivo, negativo e interno

– A reação é enviada via internet ao laboratório central da Hilab e o resultado é duplamente verificado por um profissional de saúde e a inteligência artificial própria C4i0

– O laudo assinado é enviado por e-mail ou SMS para o paciente

A Hilab como laboratório de apoio

Com a alta demanda de exames por conta da pandemia de coronavírus, contratar um laboratório de apoio pode ser a solução ideal e simples para não sobrecarregar sua equipe e não precisar investir em novos equipamentos e infraestrutura por conta dos exames de urgência.

A vantagem de ser parceiro da Hilab é trabalhar com um laboratório de análises clínicas especializado em testes laboratoriais remotos com suporte 24 horas por dia e sete dias na semana, sem necessidade de transportar amostras ou encaminhar laudos.

Além disso, é a própria Hilab que notifica os casos positivos detectados para a Anvisa, retirando do laboratório a responsabilidade de realizar manualmente essas notificações.

Quem não sonha em reduzir ao máximo problemas com amostras e recoletas em um laboratório? Por isso, saiba que nos exames Hilab a amostra e os dados do paciente estão atrelados a um QR Code, reduzindo o risco de invalidar o exame.

Como os dispositivos da Hilab estão todos conectados entre si devido à Internet das Coisas, são gerados relatórios baseados nos exames que ajudam na tomada de decisão e aumento da produtividade, rentabilidade e relevância do seu estabelecimento. Isso ainda possibilita oferecer serviços para empresas e indústrias interessadas em testagens de colaboradores.

Você e seu paciente ganham tempo

Um resultado preciso e ágil nos primeiros dias da doença pode salvar vidas

Em um momento crítico como a pandemia do coronavírus, agilidade é essencial. Os dias gastos com coleta, transporte de amostras, realização do teste, avaliação do resultado e entrega dos laudos podem ser resolvidos com o Hilab Molecular.

Assim, o seu laboratório ganha tempo e consegue absorver a demanda de mais pacientes em busca de um teste para a Covid-19, assim como para a realização de outros exames e a possibilidade de atendimento à domicílio com comodidade e segurança.

E no fim das contas, quem mais ganha com isso é o próprio paciente, pois um resultado preciso e ágil nos primeiros dias da doença pode salvar vidas. A pessoa poderá buscar assistência médica o quanto antes e entrará em isolamento para evitar a transmissão para outras pessoas caso o resultado dê positivo.

Contrate o Hilab Molecular

Ofereça aos seus clientes um serviço de exames de biologia molecular de altíssima demanda com a agilidade que o mercado não consegue alcançar.

Entre em contato com um dos especialistas do time para tirar suas dúvidas sobre o serviço. Assim você simplifica o antes, durante e depois do teste para Covid-19, com um laboratório de apoio que acredita em pessoas e tecnologia para alcançar melhores resultados.

Repense e democratize a saúde com a Hilab. Preencha o formulário que em até 48h a empresa liga para você.

Tags:

biologia molecular, covid-19, Hilab, Testes Laboratoriais Remotos

Compartilhe: