A água utilizada para alimentar analisadores clínicos deverá ser de qualidade elevada, sendo produzida através de uma combinação de tecnologias de purificação

Nos laboratórios clínicos, a água deverá seguir as normas adequadas de qualidade da água; a mais relevante é o Tipo de água reagente para laboratório clínico (CLRW) do Clinical Laboratory Standards Institute (CLSI).

A água utilizada para alimentar analisadores clínicos, ou em quaisquer procedimentos de preparação ou análise deverá ser de qualidade elevada, sendo produzida através de uma combinação de tecnologias de purificação.

A qualidade da água exigida para analisadores clínicos é especificada pelo fabricante e terá, tipicamente, uma resistividade >10 MΩ-cm, TOC <50 ppb e níveis bacterianos <5 CFU/ml.  No entanto, com o aumento de imunoensaios nas instalações de analisadores automatizados aumentam, igualmente, os requisitos para qualidades bacterianas mais elevadas.

Esta situação deve-se, essencialmente, ao fato de alguns ensaios utilizarem marcadores de enzimas que podem ser afetados por subprodutos de bactérias existentes na água. Neste caso, é necessária uma especificação da bactéria <1 CFU/ml  (para o analisador e não apenas a saída do sistema de água).

Será necessária uma avaliação detalhada da distribuição e armazenamento da água. Recomendamos que entre em contato com o especialista da Elga mais próximo da sua área para obter conselhos sobre este assunto.

Endoscopia

Importantes aplicações nos cuidados de saúde podem exigir níveis muito baixos (tão baixos como 10 CFU/100ml) de bactérias. Em alguns casos, é necessária água com níveis muito baixos de endotoxinas para enxaguar endoscópios após a desinfecção.

A água de grau Tipo III ou Tipo II pode ser utilizada com UV, ultrafiltragem e sanitização regular. Para aplicações importantes, é recomendado um sistema especial para alcançar os níveis necessários de Biopureza (por exemplo, o sistema Biopure da Elga).

Para mais informações entrar em contato com a Elga Veolia:
[email protected] ou 11 3888-8800.

Tags:

água, Elga, laboratórios clínicos

Compartilhe: