O principal desafio dos biomateriais é prever como um material reagirá quando implantado no corpo humano e como irá interagir com tecidos, fluidos e outros materiais biomédicos. Para prognósticos precisos, o comportamento dos materiais precisa ser investigado em condições mais próximas possíveis ao corpo humano. A Anton Paar oferece uma variedade de instrumentos analíticos de alta precisão para este propósito e apoia esses esforços com um foco especial em aplicações biomédicas em 2019.

Os métodos cobertos pelo portfólio da Anton Paar variam de indentação e teste de riscos a testes tribológicos e análises químicas de superfícies. Parâmetros como módulo de elasticidade, dureza, fluência, aderência de revestimentos, resistência a riscos, fricção e desgaste, potencial zeta, cinética de adsorção (de proteínas) e mais permitem que pesquisadores médicos qualifiquem novos materiais para aplicações biológicas baseadas em dados científicos válidos.

Os Tribômetros MCR da Anton Paar oferecem essas possibilidades por meio de testes em escala de modelos de materiais como cartilagens, pele, tecido etc. Com uma gama de velocidades de deslizamento começando de poucos nm/s a ​​1 m/s e uma faixa de carga dinâmica, é  possível simular o comportamento de atrito e desgaste dos materiais em condições próximas da vida real e usar os dados para criar modelos apropriados.

Outra ferramenta para a investigação do comportamento do envelhecimento é o bioindentador UNHT³ Bio da Anton Paar, desenvolvido especialmente para a pesquisa de biomateriais. Com excelente resolução e recursos especiais orientados à pesquisa, como força controlada versus medições de profundidade, você poderá obter um profundo conhecimento de amostras biomédicas.

Para complementar a gama de ferramentas analíticas, o analisador de carga superficial SurPASS 3 da Anton Paar permite a análise direta da interface do biomaterial por meio de estudos do potencial zeta. Células de medição sob medida podem acomodar amostras de biomateriais de diferentes formas e geometria para análise de carga de superfície com o apertar de um botão.

Por muitos anos, a Anton Paar deu ênfase à caracterização de superfície de biomateriais, como próteses, implantes, tecidos (biológicos e artificiais), biopolímeros, dentes, aplicações oftalmológicas, biofilmes, dispositivos médicos e muito mais.

Para obter uma visão geral sobre todo o portfólio para caracterização de superfícies biomédicas, clique aqui e assista ao vídeo que apresenta essas soluções.

Tags:

Anton Paar, biomateriais, Instrumentos analíticos

Compartilhe: