Inovapar

Plataforma de Business Intelligence permite a consolidação de dados de diferentes unidades e tecnologias em uma única visão, provendo indicadores precisos

Segundo predições do Gartner, IDC e empresas do setor de tecnologia publicadas pela Revista Information Management (n. 56), em 2017 continuaremos a ver empresas de todos os tamanhos usando plataformas para transformar dados em insights. As pessoas devem poder acessar os dados com rapidez e facilidade, independentemente de quantas fontes diferentes elas tenham, para melhorar os resultados dos seus negócios.

De acordo com o Vice-presidente de Pesquisas do Gartner, Álvaro Mello, “Business Intelligence (BI) e Analytics continuam a ser prioridades nos principais investimentos em todos os tipos de organizações”.

Para o mercado de laboratórios clínicos, a Inovapar oferece, além do módulo de Business Intelligence integrado ao sistema de gestão laboratorial Motion LIS, a solução completa de BI WhiteBox. Com ela, é possível extrair informações valiosas de diversas bases de dados e gerar relatórios que auxiliam na escolha das melhores estratégias de gestão para o laboratório.

Uma das dificuldades dos laboratórios é a busca de dados em diferentes fontes e tecnologias. A abundância de dados é complexa de administrar, exigindo uma metodologia mais dinâmica de análise. Além do investimento em soluções de LIS – e HIS e RIS, em alguns casos – muitas empresas ainda devem fazer um investimento significativo no planejamento de recursos da empresa (ERP) no próximo ano.

Para cruzar os dados das diferentes soluções e criar estratégias, é fundamental uma plataforma de BI confiável e escalável, como o WhiteBox, além do suporte de uma equipe que tem know-how na área da saúde e domina a tecnologia, como a equipe experiente da Inovapar e da Touch Health, empresa que desenvolve o software.

Além da plataforma WhiteBox, as duas empresas dão suporte na análise do cenário do laboratório e criam projetos customizados de extratores e consolidadores de dados de acordo com o objetivo e as métricas da instituição. A experiência no mercado de saúde faz com que a Inovapar e a Touch Health ajudem o laboratório a determinar quais informações são relevantes para o negócio naquele cenário. As habilidades para análise dos cenários de dados em tempo real estão em falta no mercado, o que torna o suporte da Inovapar um grande diferencial.

Os laboratórios acabam enfrentando diversos desafios, como diferentes sistemas, gerenciamento de diversas áreas e muitas unidades. Se cada unidade gera seu próprio relatório em planilha eletrônica e todos os relatórios são reunidos em uma outra planilha, de forma fragmentada, em um arquivo extremamente pesado, isso dificulta muito a visualização e o acompanhamento. Com a implantação estrategicamente aplicada do WhiteBox, as informações são coletadas diretamente das diferentes unidades e tecnologias de forma automatizada e centralizadas em um único sistema, permitindo traçar a meta por unidade e modalidade e acompanhar quem está ou não atingindo a meta, podendo esclarecer até os motivos.

Pelas previsões do setor de tecnologia, a segurança também continuará sendo uma forte preocupação nos próximos anos. Por isso, aqueles que realmente precisam de determinadas informações e que podem tomar decisões corretas e na hora certa é que devem acessar os respectivos relatórios. Apesar de ser uma ferramenta que proporciona uma visão aguçada de toda a empresa e que pode ser acessada de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet, o WhiteBox possibilita criar permissões hierárquicas para limitar o acesso de determinados segmentos da empresa que não podem aproveitar os dados.

Estes dados podem ser disponibilizados nos formatos de gráfico e de planilha analítica, facilitando o gerenciamento e o direcionamento estratégico da empresa, além de poder ser exportado em vários tipos de arquivo – PDF, JPG e XLS -, podendo complementar apresentações de divisões ou departamentos. Tanto o módulo de BI do Motion LIS quanto o sistema completo, o WhiteBox, destacam-se pela facilidade de uso, exibindo análises multidimensionais de forma amigável e intuitiva.

Tags:

Inovapar, Motion LIS, WhiteBox

Compartilhe: