INIVAPAR_SOLLUTIO

A opção pela plataforma da Touch Health, distribuída pela Inovapar, está alinhada com a missão do laboratório de garantir resultados com alta confiabilidade e segurança

Com sede em Campinas (SP), a Sollutio Diagnósticos disponibiliza exames de alta complexidade em Biologia Molecular, Citogenética e Imunofenotipagem aos profissionais da área de onco-hematologia, com qualidade excepcional e dentro do prazo. Para garantir o controle total da operação, a Sollutio fechou parceria com a Inovapar Soluções para implantar o sistema de informações laboratoriais Motion LIS, desenvolvido pela Touch Health.

A escolha da solução levou em conta a capacidade da plataforma de absorver todas as rotinas necessárias para os exames que a Sollutio disponibiliza. “Para a operação de alta complexidade da Sollutio era fundamental um sistema refinado, direcionado e personalizado como o Motion LIS, que oferece a rastreabilidade completa dos exames e o controle total financeiro e operacional”, explica o Dr. Robenilson Souza, consultor médico, especialista em Hematologia e Hemoterapia pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.

Inovapar-robenilson.a.sousa

Dr. Robenilson Souza, consultor médico

A Sollutio atende hoje outros laboratórios, hospitais e médicos hematologistas que coletam exames dos pacientes na própria clínica. O Motion LIS permite que a rastreabilidade esteja presente desde a coleta do exame, tanto se efetuada pelo médico como por outro laboratório, até a liberação dos resultados. No momento do recebimento dos materiais e amostras, é feito o registro, dentro do sistema, da data, horário, local e a identificação do profissional que realizou a coleta ou que recebeu a amostra coletada.

Alguns ensaios são mais raros, principalmente na área de Biologia Molecular, e têm menor demanda. Para estes, a Sollutio conta com o apoio de laboratórios internacionais, em que mais uma vez a logística para a entrega do material de forma adequada, assim como a rastreabilidade proporcionada pelo Motion LIS são fundamentais.

O Motion LIS ainda contempla a rastreabilidade de todas as informações do exame, incluindo o laudo e o responsável por sua liberação. Permite também o interfaceamento com os principais equipamentos da área, reduzindo os erros na digitação manual.

 

Laudo integrado

O maior diferencial da Sollutio Diagnósticos é o laudo integrado. “Com a experiência no mercado, percebemos que os exames necessários para as áreas de hematologia e oncologia eram pulverizados em laboratórios diferentes. Ou mesmo quando um laboratório maior fornecia todos os exames necessários, não era feita a integração entre os laudos e o trabalho maior, de interpretação, ficava para o médico solicitante”, conta o Dr. Robenilson, que trabalha regularmente com a prática clínica de Onco-Hematologia e Transplante de Medula Óssea, sendo Responsável Técnico e Coordenador do Serviço de Transplante de Medula Óssea de Sorocaba.

Inovapar-nelson

Dr. Nelson Gaburo Júnior faz parte da equipe do laboratório

A Sollutio foi criada para fornecer todos os exames necessários e fazer a integração da interpretação desses exames, fornecendo uma visão prática para os médicos. Além do laudo integrado, a equipe da Sollutio disponibiliza um canal direto de discussão interativa com o médico solicitante, sempre que necessário, mostrando o que é relevante nas informações que aqueles exames fornecem, se há e quais são os testes que podem complementar os exames solicitados, a fim de assessorar os médicos e complementar o diagnóstico.

Fazem parte dessa equipe de profissionais qualificados e reconhecidos no mercado diagnóstico o Dr. Nelson Gaburo Júnior, com mais de 20 anos em gestão técnica, administrativa e operacional em áreas de alta complexidade como Biologia Molecular, Citogenética, Citometria de Fluxo e Inovação em novos produtos na DASA, e 13 anos como acreditador do Colégio Americano de Patologia (CAP), além de consultor em alguns laboratórios no Brasil e no Exterior;  a Dra. Gislaine Borba Oliveira, médica assistente do Ambulatório de Onco-hematologia da Unicamp e supervisora do Laboratório de Citometria de Fluxo do Hemocentro de Campinas; e a Dra. Fernanda Gonçalves Pereira Cunha, que trabalhou 6 anos no laboratório de Genética Médica e Forense em citogenética humana e 18 anos como biologista responsável do laboratório de citometria de fluxo do Hemocentro da UNICAMP.

Tags:

interfaceamento, laudo integrado, sistema de informações laboratoriais Motion LIS

Compartilhe: