
No Brasil, estima-se que cerca de 40 mil pessoas convivam diariamente com a esclerose múltipla (EM), uma doença que apresenta uma prevalência média de 8,69 casos por 100 mil habitantes, com variações significativas entre as regiões Norte e Sul do país.
A esclerose múltipla é uma enfermidade neurológica autoimune que afeta o sistema nervoso central, provocando a destruição da bainha de mielina que reveste os neurônios e seus axônios. Esse processo resulta em uma ampla gama de sintomas, muitas vezes inespecíficos, o que torna o diagnóstico um desafio.
Devido à progressão rápida e à complexidade das manifestações clínicas, o manejo da doença exige a realização de testes diversos, que geralmente são demorados e de difícil execução. Com isso, pacientes em situação de vulnerabilidade enfrentam longos períodos de espera por resultados, sob intensa pressão física e emocional.
Para a confirmação do diagnóstico, é indispensável a avaliação de um neurologista, que analisará os critérios clínicos com o suporte de exames de imagem e laboratoriais. Quanto mais precoce for o diagnóstico e o início do tratamento, melhores são as perspectivas de controle da doença, com redução na frequência de surtos e possível prevenção de incapacidades.
Com o objetivo de contribuir para o diagnóstico precoce da EM a Siemens Healthineers incorpora de forma pioneira ao seu portfólio um ensaio totalmente automatizado, baseado em amostras de sangue (soro e plasma), para a quantificação da cadeia leve de neurofilamento (NfL). Esse biomarcador tem se mostrado um importante aliado no prognóstico de pacientes com esclerose múltipla recorrente (EMR). O ensaio de NfL recebeu a marcação CE e já está registrado na Anvisa, estando disponível nas plataformas Atellica IM e ADVIA Centaur.
Especificamente, o ensaio NfL é indicado como ferramenta auxiliar na identificação de pacientes adultos, entre 18 e 55 anos, com EMR, que apresentam risco associado à progressão da doença.
Para mais informações acesse aqui.
Referências:
1. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Esclerose Múltipla.
2. Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla.
3. Atellica IM Neurofilament Light Chain (NfL) Assay Instructions for Use [package insert]. Tarrytown, NY: Siemens Healthineers; 2024. (OUS).