Inovapar_motion

A solução passará a fazer toda a gestão da produção de exames laboratoriais da Associação. O kickoff meeting contou com a participação de Sergio Tufik, presidente da AFIP

A AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa) é uma instituição privada, filantrópica, sem fins lucrativos, que tem a pesquisa como base do seu negócio e desenvolve soluções de serviços em saúde com alto impacto social, proporcionando mais qualidade de vida à população.

Além da área de ensino e pesquisa, razão primeira da existência da Associação, a AFIP conta com institutos de relevância social que atuam em todo o Brasil, com foco nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Possui também institutos voltados à área privada, prestando serviços como check-ups executivos, exames ocupacionais, chips de DNA, entre outros. Destaca-se, nesta área, o Instituto do Sono, pioneiro no estudo dos distúrbios do sono no Brasil e referência mundial. Para atender à demanda de análises clínicas, além de inúmeros laboratórios satélites, a AFIP possui um Laboratório Central, com uma área de 2 mil m² e capacidade para realizar cerca de 6 milhões de exames por mês.

Após reuniões e apresentações com a equipe multidisciplinar da Inovapar Soluções e Touch Health, composta por analistas e biomédicos especializados, a Associação fez sua análise e escolheu o Motion LIS para o seu gerenciamento laboratorial.

A implantação de um novo LIS na empresa exigiu um estudo minucioso sobre os processos internos e a análise das vantagens que este sistema pode trazer. O Motion LIS foi escolhido com base na sua flexibilidade e robustez para se adaptar à rotina de operações de alta disponibilidade como a da AFIP. Além disso, a TOTVS, fornecedora de soluções de negócios da AFIP, participou das provas de conceito e apoiou a empresa na decisão. O novo sistema trabalhará em conjunto com os mais de 20 módulos TOTVS já implantados, garantindo que os processos da instituição continuem automatizados e a gestão ganhe ainda mais eficiência com a combinação do uso de um ERP e de um LIS customizados para a realidade do segmento de Saúde.

Segundo Milton Vicente Vieira Junior, Diretor de Tecnologia da Informação da AFIP, a palavra-chave para o projeto é construção, já que esta é uma oportunidade para reavaliar o mapa de processos e pensar diferente, analisando as lições aprendidas e acrescentando novas ideias.

Durante o kickoff meeting, realizado no final de agosto, o presidente da AFIP, Sergio Tufik, marcou presença reforçando a importância do envolvimento e da parceria de todos os setores nesse processo. Os gerentes e os operadores do sistema são integrantes da implantação, pois sua participação na parametrização das informações é fundamental para que tenham suas necessidades supridas e a metodologia da equipe de implantação do Motion LIS transmite a confiança necessária para a proposta da Associação.

O planejamento estratégico para a implantação foi bem estruturado pelas equipes técnicas e de tecnologia da informação da AFIP em parceria com a equipe do Motion LIS, para o mínimo impacto possível. Segundo o gerente do projeto pela AFIP, Paulo Eduardo Souza, a previsão é de 24 meses para a finalização da fase de implantação, mas o projeto não acaba aí. A manutenção e melhoria contínua do sistema de LIS faz parte do objetivo maior que é gerar benefícios significativos para os pacientes.

Tags:

Afip, Inovapar, Motion LIS, Touch Health

Compartilhe: