Desde 1988, a empresa Italiana Alifax, sediada em Padova, traz inovações em automação para laboratórios de análises clínicas pelo mundo todo. Atualmente está presente em mais de 100 países através de filiais e distribuidores na Europa, América do Norte, Ásia e América do Sul. No Brasil desde o ano passado, vem para ampliar o mercado de diagnóstico voltado para microbiologia automatizada, com seu portfólio de equipamentos para Screening de Urina, Líquidos Biológicos e Teste de Suscetibilidade aos Antimicrobianos, Equipamento para Identificação de Bactérias em segundos e Caixa de Transporte com rastreabilidade.

Alfred60/AST e Hb&L

Sistemas automáticos para a realização de cultura bacteriana, testes RAA e de suscetibilidade em amostras, automatizando todo o processo de inoculação de amostra, leitura e transmissão de dados. Usando tecnologia patenteada baseada na dispersão de luz, detectam a presença de bactéria e sua resistência à droga em poucas horas com alta sensibilidade e especificidade.

Ambos equipamentos monitoram as fases de crescimento da bactéria desde a inoculação em caldos de cultura específicos, fornecendo curva de crescimento em tempo real e contagem quantitativa de bactérias com resultados em UFC/ml. Todas as amostras são incubadas a 37°C e somente bactérias vivas são detectadas, enquanto interferentes de substâncias não replicantes, como eritrócitos, leucócitos, células mortas e sais presentes na amostra, são eliminados durante a leitura do zero inicial.

O nível de turbidez do caldo é detectado pelo monitor McFarland. Assim que a amostra atinge 0.5 McFarland, é tamponada na área refrigerada e então testada com um painel de antibióticos customizado.

I-Done

Através da tecnologia de ATR-FTIR, o equipamento I-Done é capaz de identificar bactérias em menos de 1 minuto, sem necessidade do uso de reagentes, apenas utilizando o pellet de colônia isolada em Placa de Petri. O sistema I-Done também permite identificar isolados a partir de uma gota retirada do frasco de hemocultura positiva. Outra vantagem, a tecnologia não destrói a bactéria, o que o torna mais sensível e possível de identificar tipo e subtipo com clareza. Possui um software dedicado com banco de dados de espectros atualizado.

Alibox

É um sistema de transporte de amostras com completa rastreabilidade. Possui avançada tecnologia de controle de temperatura, com sistema de fluxo de ar acionado por computador. Através da Smart Wall (parede inteligente) é possível controlar ativamente a temperatura direcionando ar frio da área da placa eutética para área de amostra através de quatro dutos controlados por ventilador.

As placas eutéticas são responsáveis pelo resfriamento ou aquecimentos da caixa. Possui ajuste de temperatura por touch screen e termômetro infravermelho para medição direta das amostras na tampa. Foi desenvolvida para atender desde o transporte de amostras biológicas para laboratório clínico, banco de sangue, laboratório de anatomia patológica, transporte de órgãos até a indústria, para produtos farmacêuticos e vacinas. Também é indicada para transporte de alimentos em análises bromatológicas.

Para mais informações:

Tel.: (11) 5533-9069

E-mail: [email protected]

Tags:

Alifax, microbiologia automatizada

Compartilhe: