O Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue em 2019 com 782 mortes, o que corresponde um aumento de 488% em relação ao ano de 2018.

A dengue é transmitida por quatro sorotipos do vírus e todos em circulação no Brasil. A intensidade de circulação desses sorotipos se alterna pelo país e os surtos costumam ocorrer quando há mudança na circulação do tipo de vírus.

No final de 2018, começou a circular no Sudeste e Centro-Oeste um tipo diferente dos anos anteriores, o sorotipo 2. Foram os estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás que em 2019 apresentaram 77% de todos os registros de dengue no país, assim como 67% das mortes.

Roberto Said, porta-voz do Ministério da Saúde, explica: “O sorotipo 2, que já é um tipo mais virulento que os outros, foi ganhando força conforme foi infectando novos pacientes nesses estados. Agora, ele está circulando por mais áreas. Por isso, para 2020, é esperado aumento dos casos de dengue justamente nos estados que não foram tão afetados pelo sorotipo em 2019”.

O Boletim Epidemiológico 02 da Secretaria de Estado de Minas Gerais (divulgado 14/01/2020) atualizou os dados de MG com 677 casos prováveis de dengue até a data de publicação.

Eliminar os focos do mosquito é responsabilidade de todos e continua sendo a melhor e mais eficiente maneira de combater a doença.

Para o diagnóstico, a ECO Diagnóstica disponibiliza uma linha completa de produtos por imunofluorescência (FIA) para as arboviroses.

– ECO F Dengue IgG/IgM

– ECO F Dengue NS1

– ECO F ChikV IgG/IgM

– ECO F Zika Ag

– ECO F Zika IgG/IgM

A tecnologia FIA possui resultados muito mais próximos das concentrações reais que os testes por imunocromatografia e apresenta um sistema de imunoensaio fluorescente com marcador európio.

Além de liberar os resultados com um valor de Índice de Corte (COI), que consegue avaliar o nível de infecção do paciente e em pesquisa de anticorpos, diferenciar se a infecção é primária ou secundária, retirando qualquer dúvida na leitura do resultado.

A linha F-Line possui três modelos de aparelho, F100, F200 e F2400 e todos os kits possuem controles disponíveis na empresa Controllab. Os kits são completos com pipeta capilar e tampão diluente e validados em grandes laboratórios do pais, comprovando alta sensibilidade e especificidade.

Para mais informações: (31) 3653-2025 | [email protected]

Fontes:

Reportagem completa disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/01/15/ministerio-da-saude-diz-que-11-estados-poderao-ter-surto-de-dengue-em-2020.ghtml.

Boletim Epidemiológico das doenças transmitidas pelo Aedes: Dengue, Chikungunya e Zika: http://www.saude.mg.gov.br/images/noticias_e_eventos/000_2020/jan_fev_mar/Boletins_Aedes/Boletim%2014-01-2020.pdf.

Tags:

dengue, ECO Diagnóstica, Európio, Imunofluorescência

Compartilhe: