O curso gratuito on-line, com versões em diferentes idiomas, faz parte do MOOC – Massive Open Online Course (em português, Curso Aberto Massivo Online)

A Aliança Latino Americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro (Aladdiv) promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de novembro, às 17h30, o lançamento oficial do curso “O Papel do Diagnóstico na Resposta à Resistência Antimicrobiana”.

O curso gratuito on-line, com versões em diferentes idiomas, faz parte do MOOC – Massive Open Online Course (em português, Curso Aberto Massivo Online), iniciativa conjunta entre a London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM) e a Becton Dickinson and Company, com apoio da entidade latino-americana e a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL). Os alunos que fizerem o curso e acertarem 70% das respostas em uma prova final receberão um certificado.

Segundo a professora Rosanna Peeling, da London School of Hygiene & Tropical Medicine, “a internet e as ferramentas modernas de aprendizado como os MOOCs permitem-nos alcançar as pessoas em todos os cantos do mundo em uma forma antes nunca vista. A habilidade em alcançar uma audiência global é chave para interromper a resistência antimicrobiana antes que seja tarde demais e que percamos a habilidade de controlar infecções”.

A realização do curso, que durará seis semanas, tem como propósito ampliar a conscientização dos profissionais de saúde sobre a  resistência antimicrobiana ou RAM (“AMR”, em Inglês), isto é, o uso indiscriminado de antibióticos e outros medicamentos microbianos.

As inscrições são abertas ao público em geral e podem ser feitas clicando aqui.

Números da RAM

Atualmente, a resistência antimicrobiana mata 70 mil pacientes por ano. As perspectivas são sombrias e indicam que, até o ano de 2050, o número terá atingido 10 milhões!

A cada ano, nos Estados Unidos, 40 milhões de pacientes recebem prescrição de antibióticos para infecções respiratórias, no entanto, apenas 13 milhões destes pacientes realmente precisariam deles.

Tags:

ALADDIV, curso gratuito on-line, resistência antimicrobiana

Compartilhe: