Informe Publicitário

A chegada do imunoensaio quimioluminescente SARS-CoV-2 IgG II Quant ao Brasil gerou grandes expectativas por ser um teste quantitativo, que oferece um resultado mais específico

Com a pandemia, o laboratório Caboracy Kosop determinou uma estratégia para atender à nova demanda de clientes, incluindo em seu menu de exames os testes sorológicos para detecção do vírus causador da Covid-19. Em parceria com a Abbott garantiu aos clientes da região metropolitana de Curitiba a entrega dos testes SARS-CoV-2 IgG, SARS-CoV-2 IgM e, recentemente, também agregou o imunoensaio para detecção quantitativa de anticorpos SARS-CoV-2 IgG II Quant.

De junho a dezembro de 2020, o laboratório realizou 1038 testes qualitativos para identificação do anticorpo IgG. Nos dois primeiros meses de 2021, já foram contabilizados mais 254 testes. O imunoensaio SARS-CoV-2 IgM entrou para o rol do Caboracy Kosop em novembro passado e, até fevereiro, já somaram 679 ensaios realizados.

A Diretora Administrativa e Comercial do laboratório, Mariana Kosop, explica que os testes são utilizados em conjunto e formam um importante pacote de sorologia, que tem atendido o cliente final e as empresas: “Durante a pandemia, nossa equipe científica tem atuado alinhada às necessidades dos gestores de RH das empresas parceiras, orientando quanto às melhores condutas para as testagens”. Além de receber os clientes em sua unidade instalada no Hospital Angelina Caron, no Paraná, o Caboracy Kosop também realiza as coletas para os testes em unidades móveis. Em 2020, os testes para detectar a Covid-19 representaram 50% dos testes realizados, os demais 50% foram os exames de rotina.

A chegada do imunoensaio quimioluminescente SARS-CoV-2 IgG II Quant ao Brasil gerou grandes expectativas por ser um teste quantitativo, que oferece um resultado mais específico indicando a resposta imune ao determinar o número de anticorpos IgG contra a porção RBD da fração S1 da proteína Spike1,2,3,4.

Baseado nesse entendimento, o Caboracy Kosop adotou a solução e passou a ser o primeiro laboratório do sul do país a fornecer o ensaio. “Nossa missão empresarial é entregar um serviço de atendimento das necessidades em saúde, pautados em inovação e tecnologia. O teste quantitativo é o primeiro exame de anticorpos neutralizantes que oferece uma solução muito rápida para os médicos e para a vigilância em saúde”, visualiza Mariana.

Com o novo teste, a equipe fará um plano de acompanhamento vacinal para monitorar a produção de anticorpos nos profissionais de saúde e na população, à medida que o cronograma de vacinas vá sendo realizado. A ideia inicial é fazer a testagem a cada três meses.

Em paralelo, espera-se que a demanda pelos testes SARS-CoV-2 IgG e SARS-CoV-2 IgM continue em alta. Mesmo com a queda de 6,5% no total de exames realizados em 2020, o Caboracy Kosop registrou um aumento de 15% no tíquete médio em relação a 2019, por conta da venda dos exames de IgM e IgG. “Especialmente porque a realidade tem mostrado que a vacinação à população deve se estender por um longo período, devemos manter o crescimento de 2020”, comenta Mariana.

Referências

1. Abbott Architect SARS-CoV-2 IgG II Quant Reagent Instructions for Use. December 2020.

2. Architect Systems Operations Manual. 96211–118.

3. Abbott Architect SARS-CoV-2 IgG II Quant Calibrator Instructions for Use. November 2020.

4. Abbott Architect SARS-CoV-2 IgG II Quant Control Instructions for Use. November 2020.

Architect e Alinity são marcas registradas do Abbott Laboratories em diversas jurisdições. Os ensaios de sorologia não devem ser utilizados como única base para o diagnóstico. A apresentação clínica e outros testes laboratoriais devem ser levado em consideração. Registro MS: 80146502252/ 80146502253/ 80146502282/ 80146502283/ 80146502324/ 80146502325.

Tags:

Abbott, covid-19, laboratório Caboracy Kosop, testes sorológicos

Compartilhe: