microplacas_freedigitalphoto

O teste funciona através da detecção do DNA tumoral, quando ele está circulando nos fluidos corporais. foto: freedigitalphoto

Pesquisadores da Universidade Estadual da Califórnia desenvolveram um novo teste para detectar câncer que leva apenas 10 minutos e utiliza apenas um pouco de saliva. Eles dizem que o teste é 100% preciso e pode ser feito pelo próprio paciente, por um farmacêutico ou mesmo dentista.

O novo teste de saliva usa a técnica de biópsia líquida. Ele funciona através da detecção do DNA tumoral, quando ele está circulando nos fluidos corporais. De acordo com os cientistas, com apenas uma gota de saliva e o desenvolvimento de um tumor, um diagnóstico é fornecido. O teste é uma maneira extremamente inovadora para detectar câncer e custa menos de US$ 20 nos Estados Unidos.

De acordo com o Dr. David Samadi, do Dr. David Samadi Prostate Cancer Center, “este novo teste tem vantagens significativas graças à tecnologia que permite que ele seja não invasivo. Com qualquer tipo de câncer, a detecção precoce é fundamental. Por exemplo, com câncer de próstata o teste de PSA é atualmente a melhor ferramenta para rastrear e tentar detectar a doença precocemente. Se houver um teste inicial de rastreio de detecção amplamente disponível como este, que é não invasivo, barato, e que é bastante simples de ser feito, podemos salvar ainda mais vidas”.

Atualmente, a única maneira de detectar o câncer usando exames de sangue é se uma biópsia já tiver sido feita e o tumor sequenciado. Isto provê aos investigadores informação genética de que eles necessitam para detectar o câncer. Embora esta técnica possa ser usada para rastrear metástase do câncer, ela não pode ser utilizada como um primeiro teste para a detecção do câncer, pois pode resultar em um falso-positivo. É isso o que faz com que este novo teste de saliva seja diferente, uma vez que é capaz de ser utilizado como um primeiro teste para a detecção de câncer.

Os investigadores esperam iniciar o ensaio clínico com o novo teste de saliva até o final de 2016. Se tudo correr bem, ele está previsto para ser aprovado pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos dentro dos próximos dois anos. Se aprovado, o teste será um marco significativo no que diz respeito à detecção precoce de câncer.

Tags:

biópsia líquida, DNA tumoral, saliva

Compartilhe: